Esportes
Quem é António Oliveira, novo técnico do Corinthians e ex Cuiabá
Treinador português ganhou destaque ao classificar o Cuiabá à Copa Sul-Americana de 2025

Após a demissão de Mano Menezes, António Oliveira é o novo técnico do Corinthians, ele deixará a função de treinador do Cuiabá. Destaque na Série A, o treinador português é considerado um dos nomes mais promissores dos profissionais que atuam do futebol brasileiro. Ele ganhou reconhecimento ao evitar o rebaixamento do time mato-grossense no Campeonato Brasileiro de 2022 e por classificar a equipe para a Copa Sul-Americana no ano seguinte, além de seu trabalho no Athletico.
Carreira como jogador
Nascido em Lisboa, no dia em 9 de outubro de 1982, António José Cardoso de Oliveira, conhecido como António Oliveira, é um ex-jogador e agora técnico de futebol português que desempenhava a posição de zagueiro.
Seu pai, António José Conceição Oliveira, mais conhecido como Toni, também era jogador. Atuando como meio-campista, jogou por 13 temporadas no Benfica e é um dos ídolos do clube português.
Como jogador, iniciou sua jornada nas categorias de base do Benfica aos 8 anos, estreando pela equipe reserva na temporada 2001/2002 da Segunda Divisão Portuguesa. Em seguida, após uma passagem pelo Braga B, transferiu-se para o Santa Clara em julho de 2004, fazendo sua estreia em setembro do mesmo ano. Passagens por outros clubes como Casa Pia, Oriental e G.D. Fabril marcaram sua trajetória, encerrando sua carreira aos 29 anos, em 2011.
Carreira como treinador
Aos 23 anos, ainda atuando como jogador, António Oliveira deu início ao curso de Educação Física em Lisboa. Suas experiências profissionais começaram com um estágio no sub-17 do Benfica, seguido pela colaboração como auxiliar de seu pai no Tractor Club, no Irã, conquistando a Taça Iraniana em 2014, durante sua permanência no clube entre 2012 e 2016.
Posteriormente, o português expandiu seus horizontes, passando por equipes na Eslovênia e Kuwait antes de chegar ao Brasil. Na Eslovênia, atuou como auxiliar no Rudar Velenje, enquanto seu pai assumiu como técnico. No Kuwait, em 2017, António Oliveira deu seus primeiros passos como técnico no Kazma, levando o clube ao título da Taça Federação do Kuwait em 2018, já que seu pai assumiu a função de diretor esportivo, e sofrendo apenas uma derrota em um intervalo de 10 meses no mesmo ano. Em 2020, ingressou no Santos como auxiliar técnico do também português Jesualdo Ferreira.
Jesualdo Ferreira, por sua vez, não resistiu ao cargo após a volta do futebol, que estava paralisado por conta da pandemia de Covid-19, e foi demitido em agosto de 2020, junto com seus auxiliares António Oliveira, Rui Águas, Daniel Gonçalves e Pedro Bouças, e o preparador José Pedro Pinto.
Passagem no Athletico
Em 2021, António Oliveira foi convidado a integrar o Athletico pelo gerente executivo William Thomas, com quem havia trabalhado no Santos. Inicialmente, assumiu o comando da equipe de aspirantes do clube por apenas uma partida antes de ser promovido à equipe principal.
Sua passagem pelo comando técnico do Athletico foi marcada pela entrega do cargo após a eliminação na semifinal do Campeonato Paranaense, em setembro de 2021. Durante seu período à frente do Furacão, Oliveira registrou 21 vitórias, sete empates e 12 derrotas em 40 jogos, alcançando um aproveitamento de 58%. Na época, os torcedores lamentaram a saída do treinador que, na visão deles, fazia um bom trabalho na equipe.
Tânia Paulo/BenficaBenfica B
Em 5 de janeiro de 2022, António Oliveira foi anunciado como treinador do Benfica B, marcando seu primeiro trabalho em sua terra natal. Este retorno ocorreu quase 10 anos depois de seu estágio no sub-17 da equipe, no início de sua carreira de treinador, em 2012. António assumiu o lugar de Nelson Veríssimo, que assumiu o time principal do Benfica após a saída de Jorge Jesus.Na equipe, foram 18 jogos, com sete vitórias, três empates e oito derrotas, e apenas 39% de aproveitamento.
Coritiba FCAssumindo o rival
Após um hiato no futebol brasileiro, no dia 13 de dezembro de 2022, António Oliveira passou a liderar o Coritiba, maior rival do Furacão na cidade, permanecendo no cargo até 18 de abril de 2023, quando foi dispensado.Durante sua gestão, dirigiu o Coxa em um total de 17 jogos, conquistando sete vitórias, registrando sete empates e sofrendo três derrotas.Divulgação/CuiabáTrabalho no Cuiabá
Em 2 de junho de 2022, António Oliveira assumiu o comando do Cuiabá para a disputa do Campeonato Brasileiro. Durante sua primeira passagem, dirigiu o time em 29 jogos na Série A, conquistando oito vitórias, sofrendo doze derrotas e obtendo nove empates, encerrando sua permanência ao término do contrato.Como destaque, salvou a equipe do rebaixamento, deixando a equipe em 16º lugar, mas não continuou na equipe por divergências com a diretoria.Em 13 de maio de 2023, o Cuiabá confirmou para liderar a equipe no Campeonato Brasileiro após um péssimo início sob o comando de Ivo Vieira, também português.António Oliveira assumiu a equipe na zona de rebaixamento do Brasileirão e levou o time ao 12º lugar, garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana de 2024. Destacou-se ao ser eleito o melhor técnico do Brasileirão no mês de julho, após uma votação realizada pela CBF que envolveu jornalistas e influenciadores.