Esportes

Mato-grossense do Projeto Olimpus fatura o bronze em segundo dia de competição do Ibero-Americano de Atletismo

Depois de temporada no Quênia com apoio do Governo do Estado, Wendell Jerônimo ficou em terceiro lugar na final dos 5000 metros rasos realizada neste sábado,11

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM SECEL-MT 11/05/2024
Mato-grossense do Projeto Olimpus fatura o bronze em segundo dia de competição do Ibero-Americano de Atletismo
Bronze na prova dos 5000m, Wendell Jerônimo é um dos quatro mato-grossenses que participam da competição | Christiano Antonucci

O atleta mato-grossense Wendell Jerônimo faturou, nO sábado (11), a medalha de bronze na final dos 5000 metros rasos no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que está sendo realizado no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

O esportista do município de Pontes e Larcerda (442 km de a Cuiabá), que fez a marca de 14:27,73, é bolsista na categoria internacional do Projeto Olimpus, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Wendell destacou o momento que Mato Grosso vive no esporte e falou sobre a importância de ter o campeonato sendo realizado. “É muito interessante para a gente como atleta, que o Estado tenha visionado e sediado essa competição. Quero agradecer pelo resultado e por através dos incentivos do Governo terem me enviado para um período de treinamento no Quênia, onde tive a oportunidade de disputar uma importantíssima maratona e apesar de ter obtido o resultado espero por lá, estou feliz com o meu desempenho hoje”.

Além de Wendell, os bolsistas do Olimpus MT Lissandra Maysa Campos e Jânio Marcos Varjão também disputaram as finais de suas provas, o salto em distância e a prova dos 800m.

Todos os resultados estão disponíveis no hotsite da competição, no site da CBAt.

O evento tem uma importância grande por ser mais uma oportunidade de obtenção de índices e pontos na corrida por vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A competição prossegue até domingo (12.05) com duas etapas por dia, pela manhã e a tarde, com entrada franca para o público.

O Ibero-Americano tambem está sendo transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo.

Articulação do Governo
As negociações entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado para trazer a competição para a região Centro-Oeste começaram em julho de 2023, durante a realização do Troféu Brasil de Atletismo.