Esportes

Gaviões da Fiel convoca presença da torcida para votação de impeachment

Augusto Melo corre o risco de ser afastado do cargo nesta segunda (20), em votação no Parque São Jorge

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 19/01/2025
Gaviões da Fiel convoca presença da torcida para votação de impeachment
Policiamento reforçado no entorno do Parque São Jorge | Raul Moura/CNN

Nesta segunda-feira (20), o Corinthians passará por um momento importante de sua história. A partir das 18h (de Brasília), conselheiros do clube do Parque São Jorge vão decidir o futuro do presidente Augusto Melo, em votação de impeachment. Por conta disso, a Gaviões da Fiel, principal organizada alvinegra, convocou torcedores para estarem presentes na sede do clube.

Em nota oficial, a Gaviões se mostrou contrária ao impeachment de Augusto antes da conclusão do inquérito policial. Além disso, a torcida ainda disse que serão “os primeiros a exigir a renúncia” caso o inquérito prove irregularidades do presidente do Corinthians.

Nota oficial da Gaviões da Fiel:

Convocamos toda a Fiel Torcida a marcar presença no Parque São Jorge nesta segunda-feira (20), para acompanhar a reunião do Conselho Deliberativo que está agendada para iniciar às 19h e que tem como pauta a votação do impeachment do presidente Augusto Melo.

Reafirmamos o nosso primeiro posicionamento divulgado em 28 de agosto de 2024 de sermos contra ao processo de impeachment nas justificativas apresentadas e sem a conclusão final do inquérito policial. Caso o resultado do inquérito comprove irregularidades, seremos os primeiros a exigir a renúncia do presidente. Desta forma, esperamos que o Conselho atue de forma transparente, imparcial e de forma ética na tomada de decisões.

Destacamos mais uma vez, que o Gaviões estará presente e honrando sua missão como órgão fiscalizador do Sport Club Corinthians Paulista e acompanhará os desdobramentos da reunião de forma pacífica, defendendo a integridade de todos — torcedores, conselheiros e funcionários. Somos a voz da nação Corinthiana, e nosso maior patrimônio jamais ficará sem proteção!

Entenda o pedido e a dinâmica do impeachment

O Corinthians tem, ao todo, 301 conselheiros, sendo 200 trienais (eleitos no pleito de 2023) e 101 vitalícios. Para que a destituição de Augusto Melo seja aprovada, basta uma maioria simples entre os votantes da nova reunião marcada. Não há quórum mínimo para a assembleia.

O pedido de impeachment faz parte de um processo de investigação na Comissão de Ética do clube para averiguar o contrato de patrocínio com a VaideBet.

A reunião começará com discurso de Romeu Tuma Jr, presidente do Conselho, que irá expor os motivos da convocação em razão do recebimento da denúncia pela Comissão de Ética e Disciplina.

Em seguida, haverá manifestação do representante dos conselheiros requerentes do pedido de destituição do presidente da diretoria e do representante da Comissão de Justiça do Conselho Deliberativo.

O palanque depois servirá para defesa oral/sustentação oral do presidente Augusto Melo, ou de seu representante legal. A partir disso, será aberta a votação secreta para definir o futuro da presidência do clube.

Caso seja aprovado o impeachment no Conselho, Romeu Tuma Jr, precisará convocar uma assembleia geral dos sócios do clube para o veredito final. Essa, em caso de aprovação, ainda não tem data prevista.

Vale destacar que, entre as duas votações, em caso de aprovação, Augusto Melo ficaria provisoriamente afastado da cadeira presidencial. Os demais diretores também são demissionários.

Osmar Stábile, primeiro vice, assumiria provisoriamente caso fosse decidido o afastamento do presidente.