Mundo

Jacob Blake, homem negro baleado nos EUA, está paralisado da cintura para baixo

Blake, de 29 anos, foi atacado pela polícia na noite de domingo (23), ao tentar entrar no próprio carro, na cidade de Kenosha

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN BRASIL 25/08/2020
Jacob Blake, homem negro baleado nos EUA, está paralisado da cintura para baixo
Foto:Reprodução/Twitter
Jacob Blake, o norte-americano negro, baleado na frente dos filhos por um policial branco, está paralisado da cintura para baixo.
A informação foi confirmada pelo pai dele, Jacob Sr., à CNN nesta terça-feira (25).
Ainda não se sabe se a condição é permanente.
Blake, de 29 anos, foi atacado pela polícia na noite de domingo (23), ao tentar entrar no próprio carro, na cidade de Kenosha, no estado norte-americano do Wisconsin. Dentro do veículo, estavam os filhos de três, cinco e oito anos, além da esposa de Jacob. Bastante ferido, ele foi levado para um hospital em Milwaukee e está internado na UTI desde então. Kenosha amanheceu sob protestos nesta terça-feira, pelo segundo dia consecutivo. Manifestantes tomaram as ruas desde que vídeos do ocorrido começaram a circular nas mídias sociais. Nas gravação, dois policiais seguem Blake enquanto ele anda ao redor de um SUV cinza. Quando ele chega à porta do motorista e a abre, o agente mais próximo agarra a camiseta dda vítima e sete tiros são ouvidos, seguidos por um som contínuo de uma buzina. Dois policiais foram suspensos. O caso ocorre após a grande onda de protestos contra a violência policial nos Estados Unidos, incluindo a ações que mataram George Floyd e Breonna Taylor. Na noite dessa segunda (24), vários estabelecimentos estavam em chamas em Kenosha, e o governador do estado, Tony Evers, chamou a Guarda Nacional para ajudar a "proteger infraestrutura crítica, como a de serviços e do corpo de bombeiros e garantir que o povo de Kenosha possa se reunir em segurança".