Mundo
Chefe da ONU diz estar preocupado com escalada de conflito após ataque do Irã contra Israel
António Guterres pediu para que seja evitada qualquer ação que possam levar a grandes confrontos militares
O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou o ataque do Irã a Israel neste sábado (13) e pediu moderação e uma cessação imediata das hostilidades.
“Estou profundamente alarmado com o perigo muito real de uma escalada devastadora em toda a região”, disse Guterres.
“Peço a todas as partes que exerçam a máxima contenção para evitar qualquer ação que possa levar a grandes confrontos militares em múltiplas frentes no Médio Oriente”, prosseguiu.
A retaliação do Irã já estava prevista pelas autoridades israelenses, após a República Islâmica acusar Israel de realizar um ataque contra uma representação diplomática do país na Síria, na semana passada, em meio à intensificação das tensões entre os dois países nos últimos meses.
“O malicioso regime sionista será punido”, disse o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, em publicação nas redes sociais neste sábado.
Leia também
ATAQUE EM DAMASCO Israel ataca capital da Síria e 5 oficiais da Guarda Iraniana morrem, diz mídia estatal GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Ataques israelenses na Síria deixam vítimas civis e militares, diz mídia estatal síria TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO Por que os EUA estão preocupados com possível ataque do Irã a Israel CONFLITO IRÃ X ISRAEL Irã lança ataque contra Israel; entenda CONFLITO IRÃ X ISRAEL Domo de Ferro: Israel intercepta alguns drones do Irã e dispara sirenes nas principais cidades; veja imagensNa ONU, o Irã disse que o ataque foi uma resposta ao ataque do país ao consulado iraniano em Damasco e que “o assunto pode ser considerado concluído”.
A Missão Permanente do Irã nas Nações Unidas em Nova Iorque afirmou que a ação foi uma resposta à “agressão israelita contra as nossas instalações diplomáticas em Damasco”.
“No entanto, se o regime israelense cometer outro erro, a resposta do Irã será consideravelmente mais severa. É um conflito entre o Irã e o regime israelense desonesto, do qual os Estados Unidos devem ficar longe!”, declarou.