Mundo
Ucrânia lança ataques de drones contra infraestrutura energética russa, diz fonte de serviços especiais
Nos últimos meses o país intensificou os ataques nas profundezas do território da Rússia
A Ucrânia lançou ataques a oito regiões russas com drones de longo alcance nas primeiras horas da manhã de sábado, visando um depósito de combustível e subestações de energia, de acordo com um comunicado de uma fonte dos serviços especiais ucranianos.
Os ataques noturnos, que foram confirmados pelo Ministério da Defesa russo, ocorrem no meio de um esforço renovado de Moscovo para desativar a infraestrutura energética da Ucrânia e mergulhar os seus cidadãos na escuridão, usando as temperaturas geladas como arma de guerra.
“O Ministério da Defesa da Rússia está reclamando que dezenas de drones ucranianos surgiram em cerca de oito regiões – Belgorod, Bryansk, Kursk, Tula, Smolensk, Ryazan, regiões de Kaluga e até mesmo na região de Moscou. Pelo menos três subestações de energia e uma instalação de armazenamento de combustível foram danificadas e pegaram fogo”, disse a fonte, acrescentando que os ataques fizeram parte de uma operação conjunta do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) , da Inteligência de Defesa e das Forças de Operações Especiais da Ucrânia. as Forças Armadas da Ucrânia.
A fonte acrescentou que “a infraestrutura energética que alimenta as instalações militares-industriais russas era o alvo. Algumas áreas enfrentaram problemas com energia e abastecimento de água após os ataques.”
Leia também
GUERRA NA UCRÂNIA 2 anos da guerra na Ucrânia: 5 questões-chave para entender o conflito GUERRA NA UCRÂNIA Marco de dois anos de guerra tem promessa de vitória e ataques entre Ucrânia e Rússia ECONOMIA RUSSA Por que a economia da Rússia cresce mais que a do G7 apesar da guerra na Ucrânia GUERRA NA UCRÂNIA Ucrânia diz que afundou mais um navio de guerra da Rússia com drones marítimos GUERRA NA UCRÂNIA Rússia produz três vezes mais artilharia do que EUA e Europa produzem para a Ucrânia GUERRA NA UCRÂNIA Combatentes russos pró-Ucrânia reivindicam ataques dentro da Rússia GUERRA NA UCRÂNIA Putin afirma que pretende invadir mais regiões da Ucrânia ATENTADO TERRORISTA Zelensky acusa Putin de tentar culpar a Ucrânia pelo ataque em MoscouUm vídeo compartilhado nas redes sociais mostrou as consequências de ataques de drones contra um depósito de combustível na região russa de Smolensk, que pegou fogo nas primeiras horas da manhã.
A fonte acrescentou que “a infraestrutura energética que alimenta as instalações militares-industriais russas era o alvo. Algumas áreas enfrentaram problemas com energia e abastecimento de água após os ataques.”
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostrou as consequências de ataques de drones contra um depósito de combustível na região russa de Smolensk, que pegou fogo nas primeiras horas da manhã.