Mundo
Rússia e Ucrânia se reúnem diretamente pela primeira vez em três anos
Delegações dos dois países estão na Turquia para negociações sobre um possível cessar-fogo

Delegações da Rússia e Ucrânia estão reunidas na cidade de Istambul, Turquia, na sexta-feira (16) para suas primeiras negociações diretas de paz em mais de três anos, sob pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar o conflito mais mortal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
Imagens ao vivo da televisão turca mostraram negociadores russos e ucranianos discutindo com uma delegação turca. O ministro das Relações Exteriores turco, Hakan Fidan, discursou no início da reunião.
O encontro no Palácio Dolmabahçe, marca um raro sinal de progresso diplomático entre as partes em conflito, que não se encontravam pessoalmente desde março de 2022, um mês após a invasão russa.
As expectativas de um avanço, já baixas, foram ainda mais abaladas na quinta-feira (15), quando Trump afirmou que não haveria avanço sem uma reunião entre ele e o presidente russo, Vladimir Putin.
Leia também
GUERRA NA UCRÂNIA Trump critica Putin por ataques a áreas civis da Ucrânia: 'Talvez ele não queira parar a guerra' GUERRA NA UCRÂNIA O que Putin quer ao anunciar cessar-fogo de 3 dias na guerra na Ucrânia DIPLOMACIA INTERNACIONAL Acordo de minerais: EUA e Ucrânia assinam documentos GUERRA NA UCRÂNIA Espero não haver necessidade de usar armas nucleares na Ucrânia, diz Putin GUERRA NA UCRÂNIA Putin propõe negociação direta com a Ucrânia, e Zelensky exige cessar-fogo antes de dialogar GUERRA NA UCRÂNIA Trump duvida de disposição da Ucrânia para acordo e alfineta Putin GUERRA NA UCRÂNIA Ucrânia diz que Rússia está “ignorando completamente” proposta de tréguaO presidente americano, encerrando uma viagem ao Oriente Médio e retornando para Washington, disse nesta sexta-feira que se encontrará com o líder russo “assim que pudermos marcar uma reunião”.
Uma delegação turca também participa do encontro.
O Ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, afirmou durante o início da reunião que é fundamental alcançar um cessar-fogo entre os países o mais rápido possível.
Fidan disse ser importante que as negociações constituam a base para um encontro entre os líderes das duas nações e que estava satisfeito em ver a vontade de ambos de abrir uma nova janela de oportunidade para a paz.
Uma delegação turca também participa do encontro.O Ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, afirmou durante o início da reunião que é fundamental alcançar um cessar-fogo entre os países o mais rápido possível.Fidan disse ser importante que as negociações constituam a base para um encontro entre os líderes das duas nações e que estava satisfeito em ver a vontade de ambos de abrir uma nova janela de oportunidade para a paz.