Mundo
O Papamóvel de quase R$ 1 milhão: carro de Leão XIV é um Mercedes-Benz Classe G totalmente elétrico
Veículo tem adaptações para que o Papa possa interagir com a multidão e já vinha sendo utilizado pelo Papa Francisco desde dezembro de 2024

Mercedes-Benz Classe G totalmente elétrico. Este é o atual carro do Papa Leão XIV, que iniciou o seu pontificado de forma oficial neste domingo (18), após a missa inaugural. O papamóvel foi especialmente desenvolvido para o Vaticano pela montadora alemã. (saiba mais adiante)
O veículo é baseado no novo Classe G elétrico (G580 com tecnologia EQ). Na Alemanha, o veículo custa 142 mil euros, o que equivale a R$ 906 mil.
Com emissão zero, o novo veículo já vinha sendo utilizado pelo Papa Francisco desde dezembro de 2024, e representa um passo rumo à sustentabilidade, alinhando-se aos princípios da encíclica Laudato Si’, na qual o Papa Francisco defendia o desenvolvimento sustentável e o cuidado com o meio ambiente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/q/G/Zl5cWsSFSTFA55Gn09Dg/24c0386-050.jpg)
Carro foi desenvolvido para o Papa Francisco — Foto: Divulgação | Mercedes-Benz
Desenvolvido com o Vaticano
O novo Papamóvel foi desenvolvido sob medida em estreita colaboração com o Vaticano. Seu sistema de propulsão elétrica foi especialmente adaptado para operar em velocidades extremamente baixas, típicas das aparições públicas do Papa.
O modelo mantém a tradicional pintura branca perolada e traz inovações como:
- assento central ajustável em altura e giratório, permitindo ao Papa interagir com o público de diferentes ângulos;
- dois assentos adicionais laterais para acompanhantes;
- teto removido a partir da coluna B, com cobertura rígida opcional para proteção contra intempéries;
- porta traseira esquerda redesenhada artesanalmente e soldada à carroceria;
- motores elétricos próximos às rodas, otimizando a dirigibilidade em baixas velocidades.
Leia também
NOVO PAPA Quem é o novo Papa Leão XIV? Robert Francis Prevost, o primeiro pontífice americano NOVO PAPA 4 desafios que esperam o papa Leão 14 NOVO PAPA Quem são os agostinianos, ordem à qual pertence o novo papa NOVO PAPA Robert Francis Prevost é o novo papa e escolhe o nome Leão XIV NOVO PAPA Em 1ª aparição, papa Leão oferece três grandes pistas sobre seu papado NOVO PAPA Papa Leão XIV pede que a Igreja seja um 'farol que ilumina as noites do mundo' em homilia de 1ª missa NOVO PAPA Papa Leão XIV escolhe altar voltado para cardeais em primeira missa NOVO PAPA 'Eleição de Leão 14 é uma reposta do Vaticano a Trump': o que novo papa significa para presidente dos EUA NOVO PAPA 'Guerra nunca mais': papa pede paz duradoura na Ucrânia e cessar-fogo em Gaza ao celebrar 1ª oração de domingo NOVO PAPA Resistência a papa americano foi vencida por experiência de Leão XIV na América LatinaVeja a galeria abaixo:
Galerias Relacionadas
Apesar de ser feito para rodar a baixas velocidades, o Classe G do Papa Leão XIV desenvolve incríveis 587 cv de potência e 118 kgfm de torque, o que possibilita que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
A bateria permite rodar até 473 km no ciclo europeu. Seria preciso testar o carro sob os critérios do Inmetro para saber quanto seria a sua autonomia em solo brasileiro.
Quase um século de parceria com o Vaticano
A relação entre a Mercedes-Benz e o Vaticano remonta a 1930, quando o Papa Pio XI recebeu um Nürburg 460 Pullman Saloon.
Desde então, diversos modelos icônicos foram utilizados pelos pontífices, incluindo o 300 Landaulet, o 600 Pullman e, mais recentemente, versões modificadas da Classe G e da Classe M. O novo Papamóvel elétrico representa a evolução dessa tradição, agora com foco na sustentabilidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/b/d/Zkyt5ESgKpd2OaqrWP6w/23c0227-005.jpg)
O papamóvel é inspirado no Classe G, modelo que nasceu em 1993. A versão a combustão é carregada por um motor 4.0 V8 de 421 cv — Foto: Divulgação | Mercedes-Benz