Mundo
Zelensky diz negociar mega-acordo sobre compra de drones e armas com Trump
EUA comprariam drones ucranianos, enquanto Ucrânia poderia adquirir armamentos americanos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, estão considerando um acordo que envolve a compra de drones ucranianos pelos EUA após testes em campo de batalha em troca da compra de armas americanas pelos ucranianos.
A declaração foi feita por Zelensky em entrevista ao New York Post, na qual também disse que as últimas conversas com Trump se concentraram em um entendimento que ajudaria cada país a reforçar sua tecnologia aérea.
Drones ucranianos conseguiram atingir alvos a até 1.300 km dento do território russo.
"O povo americano precisa dessa tecnologia, e vocês precisam tê-la em seu arsenal", afirmou Zelensky ao The Post na entrevista realizada na quarta-feira (16).
O presidente pontuou que os drones foram a principal ferramenta que permitiu ao seu país combater a invasão russa por mais de três anos.
"Estaremos prontos para compartilhar essa experiência com os Estados Unidos e outros parceiros europeus", acrescentou.
A Ucrânia também está em negociações com a Dinamarca, Noruega e Alemanha, segundo o chefe de Estado.
Nesta quinta-feira (17), Zelensky anunciou acordos futuros não especificados com os Estados Unidos, que, segundo ele, fortaleceriam seu país. A fala foi feita ao comparecer ao Parlamento para apresentar seu novo governo.
A solicitação de Orçamento de defesa e segurança nacional dos EUA para o próximo ano aumenta os gastos com drones de pequeno porte — em parte devido às lições aprendidas durante a guerra da Rússia na Ucrânia, onde aeronaves não tripuladas provaram ser parte integrante de combates de baixo custo, porém altamente eficazes.