Mundo
Exército de Israel diz que atirou em suspeitos que se aproximaram de tropas
Este foi o primeiro caso conhecido de fogo aberto na Faixa de Gaza desde que cessar-fogo entrou em vigor

As IDF (Forças de Defesa de Israel) informaram nesta terça-feira (14) que viram diversos indivíduos cruzando a “linha amarela” — a linha inicial de retirada israelense, conforme mostrado em um mapa de cessar-fogo divulgado pela Casa Branca.
Autoridades de saúde da Faixa de Gaza disseram que pelo menos seis palestinos foram mortos por disparos israelenses.
Veja o mapa que mostra a área demarcada:

Este foi o primeiro caso conhecido de Israel abrindo fogo em Gaza desde que a trégua entrou em vigor.
“Mais cedo hoje (terça-feira), vários suspeitos foram identificados cruzando a linha amarela e se aproximando de tropas das IDF que operavam no norte da Faixa de Gaza, o que constitui uma violação do acordo”, afirmaram os militares em um comunicado.
“Foram feitas tentativas de distanciar os suspeitos. Os suspeitos não obedeceram e continuaram se aproximando das tropas, que abriram fogo para dissipar a ameaça.”
O exército israelense pediu aos moradores de Gaza que seguissem as instruções e evitassem se aproximar das tropas mobilizadas na área.
Na segunda-feira (13), o Hamas libertou os últimos reféns israelenses vivos de Gaza e Israel enviou para casa ônibus lotados de palestinos detidos sob o acordo de cessar-fogo, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarava o fim de uma guerra de dois anos que abalou o Oriente Médio.