Polícia
Polícia Civil cumpre buscas em segunda fase de operação para reprimir tentativa de acesso ao sistema da instituição
Investigações constataram tentativas de acessos indevidos ao sistema com a utilização de credenciais vazadas
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), deflagrou na quarta-feira,18, a segunda fase da operação "Código Seguro", para cumprimento de um mandado de busca domiciliar na cidade de São Paulo (SP).
O alvo, de 35 anos, é investigado por envolvimento em tentativas de acessos indevidos ao sistema de consultas da Polícia Civil de Mato Grosso, utilizando credenciais vazadas. A ação contou com o apoio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) da Polícia Civil de São Paulo.
A ordem judicial foi expedida pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, com base em investigações conduzidas pelo delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy Alevado, após a Gerência de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações da Polícia Civil detectar atividades suspeitas nos logs de acesso ao sistema, revelando tentativas de invasão com a utilização de credenciais comprometidas.
Leia também
CRIME ORGANIZADO Polícia Civil cumpre mandados judiciais e prende cinco pessoas ligadas à organização criminosa em Sorriso, MT VIOLÊNCIA CONTRA MULHER Polícia Civil prende homem por descumprimento de medida protetiva e perseguição à ex-companheira MEIO AMBIENTE Polícia Civil flagra extração ilegal de cascalho e prende dono de área em Cuiabá OPERAÇÃO TRIBUNAL PARALELO 2 Polícia Civil cumpre mandados contra organização criminosa envolvida em homicídio em Cocalinho, MT FURTO DE ENERGIA Polícia Civil conclui inquérito de furto de energia em pousada na região do Lago do Manso OPERAÇÃO GERONTOFILIA Polícia Civil cumpre seis mandados contra investigados por espancar e matar vítima em Cuiabá MAUS TRATOS Polícia Civil prende tutora de cães pitbull encontrados em situação de maus-tratos MAUS TRATOS Polícia Civil investiga maus-tratos contra bovinos em propriedades rurais em JauruA primeira fase da operação foi deflagrada em 17 de julho de 2024, nos municípios de Francisco Alves (PR), Sobral e Fortaleza (CE), ocasião em que foram apreendidos dispositivos móveis, computadores, R$ 25 mil em espécie e outras mídias eletrônicas. Os materiais estão sendo analisados com a devida autorização judicial para a extração de dados que possam colaborar com as investigações.
A delegada titular da DRCI, Juliana Chiquito Palhares, reforçou a importância da operação para a segurança dos sistemas institucionais. "A operação Código Seguro é um marco na proteção dos dados da Polícia Civil e de outras instituições públicas. Continuaremos atuando com rigor para identificar e responsabilizar aqueles que tentam comprometer a integridade dos nossos sistemas", disse a delegada.