Polícia
Polícia Civil desarticula esquema de divulgação ilegal de HQs asiáticas pela internet
Foram cumpridas ordens judiciais para bloqueio e exclusão de acessos aos domínios do site que fazem divulgação de histórias em quadrinhos asiáticas

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (15), a Operação Slimeread - Traço Final, com o objetivo de desarticular um esquema de disponibilização ilegal e gratuita de conteúdos protegidos por direitos autorais, como mangás (histórias em quadrinhos japonesas), manhuas (histórias em quadrinhos chinesas) e webtoons (quadrinhos digitais coreanos), por meio da internet.
Na operação, foram cumpridas pelos policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) quatro ordens judiciais, sendo um mandado de bloqueio judicial do domínio do site que disponibiliza o conteúdo pirateado digitalmente, um mandado para exclusão de acesso aos domínios do site que exploram pirataria digital em todo o Brasil, bem como dois mandados de busca e apreensão domiciliar - um na cidade de Cuiabá, e outro em Jaciara.
As ordens judiciais, expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Capital, têm o objetivo de coletar provas adicionais, identificar e responsabilizar os envolvidos na administração e manutenção do site investigado. Os mandados são cumpridos com apoio da equipe da Delegacia de Polícia de Jaciara e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.
A ação faz parte de uma mobilização da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), por intermédio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para intensificar o combate aos crimes contra a propriedade intelectual.
As investigações da DRCI tiveram início depois do recebimento de uma denúncia sobre a divulgação ilegal de conteúdos protegidos por direito autoral. Foi apurado que o site investigado, com uma média de cerca de cinco mil acessos mensais, atuava de forma estruturada para obter, indiretamente, lucros ilícitos através de monetização publicitária e doações voluntárias realizadas pela plataforma.
Leia também
BERTHA LUTZ Polícia Civil cumpre 21 mandados contra autores de violência doméstica na região metropolitana de Cuiabá FURTO Polícia Civil prende escrivã por furto de armas em delegacia em MT OPERAÇÃO CAMINHOS OCULTOS Polícia Civil deflagra operação contra esquema de corrupção em contratos de transporte escolar em Peixoto de Azevedo, MT OPERAÇÃO VERDADES OCULTAS Polícia Civil localiza ossada de jovem desaparecido após ser sequestrado por facção em Cocalinho, MT VIOLÊNCIA SEXUAL Polícia Civil prende condenado por estupro e aborto com consentimento da gestante FURTO Polícia Civil mira grupo criminoso envolvido em furtos, reprogramação e revenda de módulos de caminhões OPERAÇÃO MÉTALON Polícia Civil cumpre mandados contra criminosos envolvidos em golpes do falso cliente FURTO Polícia Civil prende suspeito de furto de 25 computadores do Centro de Especialidades Médicas de Cuiabá OPERAÇÃO SHADOW Polícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso que planejou e executou fuga de penitenciária em Várzea Grande OPERAÇÃO VERDADES OCULTAS Polícia Civil cumpre buscas contra faccionados por duplo homicídio de casal em Cocalinho, MT OPERAÇÃO DISCORDÂNCIA Polícia faz operação contra adolescente que usava plataformas digitais para incentivar a automutilação entre jovens em cidade de MTA conduta criminosa lesava diretamente os titulares dos conteúdos divulgados ilegalmente não apenas de forma financeira, mas também no que concerne à concorrência leal no setor audiovisual e literário, bem como à geração de empregos e recolhimento de tributos.
“Com a operação, a Polícia Civil do Mato Grosso e o Ministério da Justiça e Segurança Pública reforçam seu compromisso no combate à pirataria e à violação de direitos autorais na internet, crimes que prejudicam a economia criativa e desrespeitam o trabalho de artistas e produtores”, disse o delegado titular da DRCI, Guilherme Fachinelli.
Legislação
No Brasil, a pena para o crime de pirataria online é de reclusão de dois a quatro anos e multa. Os investigados podem ainda ser indiciados por associação criminosa e lavagem de capitais. As investigações prosseguirão para identificar toda a cadeia de envolvidos e responsabilizá-los na forma da lei.
Slimeread Traço Final
O termo faz referência ao domínio do site de desenho característico das histórias em quadrinhos e sugere o encerramento da conduta criminosa depois da ação policial.