Polícia
PRF combate esquema de estelionato interestadual e fraude ambiental na BR-174, em Mato Grosso
Os envolvidos atuavam aplicando estelionatos em postos de combustíveis nos estados de Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Santa Catarina

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desarticulou, na última quarta-feira (22), uma dupla de criminosos interestadual especializado em estelionato e fraude ambiental, durante fiscalização no km 294 da BR-174, no município de Pontes e Lacerda(444,6 KM de Cuiabá).
A equipe abordou uma combinação de veículos formada por um Mercedes-Benz Axor 2536, de cor azul, e um semirreboque. Na verificação dos documentos, foi constatado que o condutor possuía um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça de São Paulo, pelo crime de estelionato, crime este diretamente ligado à aplicação de golpes com cheques clonados.
Durante a busca na cabine do veículo, os policiais encontraram nove folhas de cheque em branco, pertencentes a um terceiro, além de R$ 4.334,00 em dinheiro, uma quantidade de maconha (10,1g) e três comprimidos de Nobésio (anfetamina).
Leia também
TRÁFICO DE DROGAS PRF apreende droga transportada como encomenda em ônibus interestadual em Rondonópolis, MT TRÁFICO DE DROGAS PRF apreende quase 100 quilos de entorpecentes em quatro ocorrências em Mato Grosso BR 364 PRF apreende módulos veiculares de origem suspeita na BR-364, em Rondonópolis,MT TRÁFICO DE DROGAS PRF apreende 15 kg de maconha em ônibus interestadual durante fiscalização em Rondonópolis, MT TRÁFICO DE DROGAS PRF apreende aproximadamente 400 kg de cocaína em Rondonópolis, MTAs apurações revelaram que o grupo vinha atuando de forma recorrente nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, aplicando golpes em postos de combustíveis utilizando cheques clonados. A prática consistia em abastecer o veículo com valores menores e utilizar cheques de valor superior, recebendo a diferença em dinheiro como troco.
Além dos crimes patrimoniais, foi constatada uma fraude ambiental no sistema de emissão de gases do caminhão, onde havia uma adaptação na tubulação que permitia desviar os gases do catalisador, burlando o sistema de controle de poluentes (Proconve P7 - Arla 32). A alteração permitia que o motorista, por meio de um botão instalado no painel, escolhesse se os gases seriam tratados corretamente pelo catalisador ou liberados diretamente na atmosfera, caracterizando crime ambiental grave.
Diante dos fatos, os envolvidos, os veículos, os cheques e os demais materiais apreendidos foram encaminhados à Polícia Civil de Pontes e Lacerda-MT, onde a ocorrência foi registrada pelos crimes de estelionato, uso de documento falso, crime ambiental e posse de drogas.
A PRF reforça seu compromisso no enfrentamento aos crimes patrimoniais, ambientais e na repressão de organizações criminosas que se utilizam das rodovias federais para praticar ilícitos.