Polícia

Batalhão Ambiental fecha terceiro garimpo ilegal nesta semana e apreende maquinários em Matupá, MT

Durante desdobramento da Operação Tolerância Zero, militares localizaram áreas desmatadas em Terra Nova do Norte e Novo Mundo

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM PM-MT 26/07/2025
Batalhão Ambiental fecha terceiro garimpo ilegal nesta semana e apreende maquinários em Matupá, MT
Os PMs constataram que a propriedade ainda mantinha a instalação de maquinário para extração mineral | PM-MT

Equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), com apoio do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), apreenderam, na sexta-feira (25), duas escavadeiras e duas motobombas utilizadas em um garimpo ilegal localizado na zona rural do município de Matupá (720 km de Cuiabá).

Um homem, identificado como filho do proprietário da área, foi abordado e conduzido por crime ambiental.

Durante o desdobramento da Operação Tolerância Zero, com uso de equipamentos de georreferenciamento, os policiais militares se deslocaram até a propriedade rural, onde havia indicação de possível área de desmatamento irregular. No local, os militares constataram que a propriedade ainda mantinha a instalação de maquinário para extração mineral. Durante a abordagem, foram apreendidas duas escavadeiras e duas motobombas.


 

Um homem foi detido e, à PM, relatou que o empreendimento estava inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e possuía licença de operação. No entanto, admitiu que operava fora da área autorizada, em desacordo com a legislação ambiental vigente.

Todo o material foi encaminhado à Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo, e o suspeito conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Tolerância Zero

Essa é a terceira apreensão em garimpo irregular registrada nesta semana. A primeira ocorreu na última terça-feira (22/7), em Novo Mundo (a 790 km de Cuiabá). Na ação, foram apreendidas motobombas, equipamento de dragagem e combustível. Todo o material foi inutilizado devido à impossibilidade de remoção do local. Nenhum suspeito foi localizado até o momento.


 

Já na última quarta-feira (23/7), os militares recolheram um trator, quatro motobombas e um tanque de combustível que eram utilizados em um garimpo ilegal na zona rural do município de Terra Nova do Norte (a 631 km de Cuiabá).

As equipes chegaram até a propriedade após levantamento de informações e uso de georreferenciamento, com o objetivo de verificar se a atividade de mineração possuía a devida autorização ambiental.

No local, os militares constataram que a área possuía Cadastro Ambiental Rural, mas não apresentava documentação que autorizasse a atividade de mineração. Nenhum suspeito foi encontrado.