Polícia

Líder do Comando Vermelho em MT é preso enquanto bebia whisky em praia do RJ

Boré, foragido por tráfico e extorsão, usava documento falso e foi capturado após 5 dias de monitoramento das Polícias Civis de MT e RJ

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM PC-MT 29/09/2025
Líder do Comando Vermelho em MT é preso enquanto bebia whisky em praia do RJ
Ederson Xavier de Lima, o Boré, 43, foi preso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro em uma praia de Piratininga, em Niterói, no domingo,28 | PC-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, prendeu no domingo,28, um dos líderes do Comando Vermelho em Mato Grosso. Ederson Xavier de Lima, conhecido como “Boré”, 43 anos, foi localizado curtindo uma praia na região de Piratininga, em Niterói (RJ), onde consumia whisky e tentava manter uma vida discreta com documentos falsos.

A prisão foi resultado de um intenso trabalho de inteligência e troca de informações entre a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e a Delegacia de Repressão a Crimes Organizados (Draco), ambas da PCMT, e o Departamento Geral de Polícia da Capital da PCRJ. O monitoramento durou cinco dias até a localização precisa do criminoso.

Com uma longa ficha criminal, Boré é apontado como um dos chefes do Comando Vermelho em Mato Grosso e possuía mandado de prisão expedido pela 13ª Vara Criminal de Cuiabá. Entre os crimes atribuídos a ele estão tráfico de drogas, extorsão, receptação e participação em organização criminosa.

Durante a abordagem, Boré tentou enganar os agentes apresentando documentos falsos, mas acabou confessando sua identidade verdadeira após ser confrontado com as evidências. Dois comparsas que estavam com ele também foram presos em flagrante por uso de documento falso e receptação.

O delegado Gustavo Belão, titular da GCCO, destacou que a ação comprova a eficiência do trabalho cooperado entre as forças de segurança de diferentes estados. “A atuação integrada de inteligência reafirma que a Polícia Civil segue com os trabalhos de monitoramento com foco na prisão de faccionados foragidos para outros estados”, afirmou.

Com essa prisão, a Polícia Civil de Mato Grosso reforça sua estratégia de recaptura de criminosos que tentam se esconder em outros estados, especialmente no eixo sudeste, mantendo a pressão contra o crime organizado que atua a partir de facções criminosas.