Polícia

Professor do IFMT é afastado após denúncias de assédio contra alunas de 15 e 16 anos em Cuiabá

Caso é investigado pela Polícia Civil; Instituto já instaurou processo disciplinar interno

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM PC-MT 30/09/2025
Professor do IFMT é afastado após denúncias de assédio contra alunas de 15 e 16 anos em Cuiabá
O Instituto destacou ainda que mantém o compromisso com a segurança, o bem-estar e a integridade dos estudantes e que acolhimento psicossocial e jurídico foi oferecido às vítimas e seus familiares | Arquivo Página 12

Um professor de educação física do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá, foi afastado preventivamente de suas funções após ser denunciado por assédio sexual contra duas alunas adolescentes, de 15 e 16 anos.

Segundo a Polícia Civil, a mãe das vítimas procurou a Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) e registrou boletim de ocorrência, relatando que o assédio teria ocorrido durante uma aula na piscina do campus. A denúncia aponta comportamentos inapropriados do professor, que não teve o nome divulgado pelas autoridades.

Em nota oficial, o IFMT confirmou o afastamento e informou que a Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) recebeu a denúncia e seguiu os protocolos institucionais. O caso foi imediatamente encaminhado à Deddica, e foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apuração dos fatos e responsabilização do servidor, caso confirmadas as irregularidades.

O Instituto destacou ainda que mantém o compromisso com a segurança, o bem-estar e a integridade dos estudantes e que acolhimento psicossocial e jurídico foi oferecido às vítimas e seus familiares.

A Polícia Civil segue investigando o caso. A delegada responsável informou que testemunhas estão sendo ouvidas e que diligências já foram iniciadas. O nome do professor está sendo mantido em sigilo para não comprometer a apuração dos fatos e para resguardar as vítimas.