Política
Covas prioriza economia e Boulos temas sociais em 1º debate do segundo turno
Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL), candidatos a prefeito de São Paulo classificados para o segundo turno das eleições municipais
17/11/2020
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si, com momentos para réplica e tréplica. Covas e Boulos trataram de PPPs, pessoas em situação de rua, demanda represada na saúde pública e Cracolândia.
Os candidatos trataram sobre a situação e o financiamento de obras em andamento na saúde pública. Sobre as parcerias público-privadas (PPPs), Covas acredita que elas atraem recursos; Boulos, que elas elitizam serviços públicos.
Boulos propôs a transformação gradual dos abrigos no que chamou de "casas solidárias" e criticou a atuação de Covas no tema das pessoas em situação de rua. O atual prefeito afirmou que organizou chamamentos com hotéis e clubes para criar novas vagas e aumentou o tempo de permanência nos abrigos.
3º bloco
No terceiro bloco, os candidatos seguiram trocando perguntas entre si, com intervalos para réplica e tréplica. Boulos e Covas debateram a coleta e o tratamento de lixo, reforma tributária, a regularidade de contratos públicos e as políticas para habitação.
Os candidatos debateram propostas para a coleta de lixo na cidade, cuja concessão vence em 2024. Covas chamou o próximo mandato da prefeitura de "janela de oportunidade" para discutir modelos mais modernos.
Boulos propõe aumentar a compostagem do lixo orgânico e a universalização da coleta seletiva que vai de porta a porta. "É preciso virar a página dos aterros [sanitários]", declarou.
4º bloco
No quarto bloco, os candidatos responderam a uma mesma pergunta feita pelo jornalismo da CNN, sobre o que farão para reduzir o desemprego na cidade de São Paulo.
Primeiro a responder, o candidato do PSDB propôs um aumento dos cursos de capacitação profissional, ampliando as vagas no Programa Operação Trabalho (POT), que capacita pessoas de baixa renda desempregadas
O candidato do PSOL quer reverter a concentração de empregos na região central de São Paulo, com obras públicas de infraestrutura em regiões mais distantes. Boulos afirma que, assim, pode reduzir também o trânsito e a lotação do transporte público.
Considerações finais
Na última parte do debate da CNN nesta segunda-feira (16) os candidatos à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) e Bruno Covas (PSDB) tiveram um minuto para fazer as considerações finais.
Guilherme Boulos citou seu pouco tempo de televisão no primeiro turno e disse que teve pouca oporunidade para mostrar o projeto que tem para a cidade. "Se mesmo assim tivemos mais de um milhão de votos e estamos criando uma onda da virada, nos próximos 15 dias, essa onda só vai crescer".
Covas também disse estar muito agradecido por vencer em todos os distritos da cidade. "Não tenho a menor dúvida que a esperança vai vencer os radicais no segundo turno, assim como venceu no primeiro turno", finalizou.
Mais lidas
1