Política
COP30: trabalhos seguem normalmente nesta sexta, após incêndio
Sessões recomeçaram às 9h em algumas salas de negociação
A Zona Azul, principal área de negociação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), abriu cedo na manhã desta sexta-feira (21) para que os trabalhos fossem retomados nas primeiras horas do dia. Desde as 9 horas, as sessões recomeçaram em algumas das salas de negociação.

Os pavilhões dos países, área afetada pelo fogo no começo da tarde de quinta-feira (20), foram isolados e não terão atividade até a conclusão da conferência.
Segundo informou na noite de quinta-feira o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, a interrupção dos trabalhos decorrente do incêndio deve impactar no andamento das negociações, havendo necessidade de estender a programação.
A COP30 tinha previsão de encerramento nesta sexta-feira, mas conforme Corrêa do Lago declarou em entrevista exclusiva à TV Brasil, um dos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), é comum prolongar as atividades devido à complexidade das negociações e para que haja consenso sobre as decisões para acelerar a ação climática global e tentar limitar o aquecimento do planeta a 1,5°C.
Leia também
COP30 Cúpula dos Povos traz demandas e reivindicações da sociedade à COP30 COP30 Donos da JBS, petroleiras e mineradoras estão entre os convidados do governo Lula na COP30 COP30 COP30: Países ricos exigem metas ambiciosas; emergentes pedem financiamento COP30 ONU cobra plano do governo para corrigir falhas de segurança e infraestrutura na COP30 COP30 'Lula, me ouça com muita atenção': as cobranças feitas pelos indígenas na COP30 COP30 O protesto de Raoni, maior liderança indígena do Brasil, por não discursar oficialmente na COP30 COP30 COP30: o 'cabo de guerra' sobre petróleo e dinheiro para responder às mudanças climáticas COP30 COP30: rascunho de carta final tem propostas para limitar aquecimento INCÊNDIO NA COP30 COP30 em Belém é evacuada após incêndio COP30 COP30: Retirada de plano sobre combustíveis fósseis do texto amplia tensõesNão há uma data concreta para o fim dos trabalhos. “Vamos ver até quando dura, você sabe que as COPs, em geral, duram mais do que o previsto. Estávamos querendo adiantar, mas vamos ver como fazer", afirmou Corrêa do Lago.
De acordo com o presidente da COP30, o importante é que os trabalhos alcancem um bom resultado e impactem positivamente a vida das pessoas