Brasil

Polícia faz operação contra o Comando Vermelho na zona Oeste do Rio

Investigações revelaram a existência de um sistema estruturado de domínio territorial, econômico e bélico instalado na Vila Kennedy; até o momento, duas pessoas morreram e duas foram baleadas

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 19/11/2025
Polícia faz operação contra o Comando Vermelho na zona Oeste do Rio
Agentes cumprem mandados contra integrantes do Comando Vermelho na Vila Kennedy, zona Oeste do Rio | PM-RJ

As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro realizam mais uma fase da Operação Contenção, na manhã desta quarta-feira (19), contra a expansão territorial do CV (Comando Vermelho) na zona Oeste da capital fluminense. Até o momento, duas pessoas morreram, duas foram baleadas e 16 suspeitos foram presos.

Os agentes cumprem mandados na região da Vila Kennedy. Segundo a polícia, as equipes foram recebidas a tiros por criminosos na chegada à comunidade e revidaram.

Durante o cerco, um grupo teria tentado fugir e teve o carro interceptado na avenida Brasil, na altura de Realengo. Segundo a PM, os agentes deram ordem de parada aos suspeitos, que não obedeceram e efetuaram diversos disparos contra os policiais. Houve confronto e dois não resistiram aos ferimentos e morreram no local; os outros dois foram socorridos ao Hospital Municipal Albert Schweitzer.

Com o grupo, os agentes apreenderam dois fuzis e uma pistola. Segundo a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar, os suspeitos eram traficantes da Vila Kennedy e estavam tentando chegar aos complexos do Alemão e da Penha para fugir da operação.

De acordo com a polícia, integrantes do CV são alvos de 40 mandados de prisão na ação. A polícia também busca cumprir mandados de busca e apreensão, mas não informou o número exato.

Durante a ação, os policiais encontraram droga escondida pelos criminosos na Escola Municipal Joaquim Edson de Camargo. Conforme a polícia, a ação demonstra a prática recorrente da facção de utilizar escolas como bunkers para ludibriar a ação das forças de segurança. Foram apreendidas drogas, rádio transmissor e caderno de anotações. O material ainda está sendo contabilizado.