A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai investir aproximadamente R$ 6 milhões na modernização e ampliação do Hospital Regional de Sorriso. Além deste valor, R$ 3,5 milhões serão destinados exclusivamente à aquisição de equipamentos e mobiliários. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, na tarde desta sexta-feira (09.08), em Sorriso, durante Audiência Pública que contou com a presença dos deputados da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa.
“Aproveitamos esta oportunidade para anunciar o segundo grande investimento da atual gestão da Secretaria Estadual de Saúde. O investimento prevê a substancial ampliação e melhoria da infraestrutura do Hospital Regional de Sorriso. A ideia surgiu com o objetivo de finalizar uma cozinha que tinha sido iniciada há 11 anos. Nós não vamos reformar e terminar uma cozinha, nós vamos revitalizar um hospital com uma cozinha dentro”, disse o secretário, após responder aos questionamentos da população.
Na ocasião, foi apresentado o projeto tridimensional do hospital e foram divulgados os números referentes à readequação predial da unidade. A estrutura ganhará 31 novos leitos de emergência, nove leitos de emergência pediátrica e sete leitos voltados para o atendimento de gestantes. O hospital ainda integrará uma nova sala de centro cirúrgico e duas salas de parto.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) propõe uma ampliação de 1.488 metros quadrados da unidade, que inclui a revitalização da fachada, das recepções e salas de espera, da cozinha, do refeitório, dos consultórios, das enfermarias, do centro cirúrgico, das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e das salas de urgência e emergência.
A proposta ainda contempla a substituição total da cobertura por telhas acústicas, a reforma geral das instalações elétricas, a readequação do piso e da pintura, a retomada da reforma da cozinha e do lactário e a inclusão do Programa de Combate ao Incêndio e Pânico.
“A nossa equipe está debruçada sobre o projeto e empenhada na finalização dos detalhes. Pretendemos, nos próximos 40 dias, lançar o edital de contratação da empresa e a nossa intenção é de que os procedimentos previstos sejam concluídos em nove meses após a assinatura do contrato”, concluiu Figueiredo.
Hospital Regional de Sorriso
Além do anúncio de investimento, o secretário Gilberto Figueiredo acompanhou a visita técnica dos deputados da Comissão da Saúde, que observou a produtividade do hospital e avaliou a estrutura.
De janeiro a julho de 2019, o Hospital Regional de Sorriso viabilizou 6.776 consultas ambulatoriais, 12.973 consultas em pronto atendimento e 2.482 cirurgias. A unidade estadual conta com 417 servidores e é referência para 15 municípios da região, absorvendo principalmente as demandas de trauma e alta complexidade.
Somente no primeiro trimestre deste ano, o hospital registrou e divulgou uma ocupação de 118% da unidade hospitalar e um total de 5.331 atendimentos realizados – destes, 1.264 configuram como procedimentos cirúrgicos.