Cotidiano
Assistência Social de Vera consegue nota máxima em avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social
A Prefeitura Municipal de Vera através da Secretaria de Assistência Social se destacou e conseguiu a nota máxima em avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que é o órgão fiscalizador da política de assistência social através do IDCRAS. O município de Vera se destacou através da qualidade dos serviços do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que é medido pelo MDS e neste sentido Vera se destacou conseguindo a nota máxima neste item de 5.00 sendo esta, a que mais se aproxima dos padrões de qualidade desejável.
A Política de Assistência Social está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, onde são oferecidos os serviços preventivos de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. E oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Segundo a secretária de Assistência Social Rosângela Giacomelli, os índices demonstraram aspectos positivos que sobressaíram na avaliação dos atendimentos recebidos pelas famílias usuárias dos serviços de Assistência Social em Vera. “Quero parabenizar minha equipe de trabalho, contudo sabemos que ainda precisamos avançar para atingir nota máxima em todos os níveis da política de assistência social local”, destacou.
O município de Vera ainda se destacou nos serviços do Cadastro Único onde está com índices acima do nível nacional em todos os serviços, no acompanhamento das condicionalidades da educação, saúde e assistência social.
Acompanhamento das condicionalidades na Educação
No seu município, 371 crianças e adolescentes com perfil para acompanhamento das condicionalidades de educação precisavam ter a frequência escolar acompanhada no último bimestre. Dessas, foram acompanhadas 362, uma cobertura de acompanhamento de 97,57%. A média nacional é de 90,30% de acompanhamento na educação. O município possui, portanto, um acompanhamento da frequência escolar muito bom, acima da média nacional.
Acompanhamento das condicionalidades na Saúde
Na área da Saúde, 824 beneficiários foram acompanhados no último semestre. Compõem o público para acompanhamento das condicionalidades de saúde as crianças menores de 7 anos e/ou mulheres gestantes. O município conseguiu acompanhar 778 beneficiários, o que corresponde a uma cobertura de acompanhamento de 94,42%. A média nacional de acompanhamento na saúde é de 75,55%. Assim, o município possui um acompanhamento da agenda de saúde muito bom, acima da média nacional.
Acompanhamento da Assistência Social
A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 90,65%, enquanto que a média nacional encontra-se em 83,14%. A TAC é calculada dividindo o número de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo com cadastro atualizado pelo total de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo, multiplicado por cem. Isso significa que o cadastro no seu município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence ao público alvo do Cadastro Único. O município pode obter mais informações sobre a gestão do Cadastro Único no site http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico.