Cotidiano
Corpo de Bombeiros resgata homem que estava desaparecido há 12 dias na Floresta Amazônica
O homem desapareceu na Estação Ecológica Iquê, localizada também na Terra Indígena Inawene-nawê

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na noite de terça-feira (18), um homem que estava desaparecido há 12 dias na Floresta Amazônica, entre os municípios de Juína (745 km de Cuiabá) e Vilhena (RO). Apesar da situação, a vítima foi encontrada com vida e sem ferimentos.
A equipe da 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar (14ª CIBM) foi acionada para atender a uma ocorrência de desaparecimento na Estação Ecológica Iquê, localizada também na Terra Indígena Inawene-nawê. O pedido de socorro partiu de um homem que trabalhava com a vítima.
Ele relatou no boletim de ocorrência que, ao retornar ao local do acampamento onde havia deixado o colega de trabalho, encontrou apenas panelas com comida estragada e nenhuma pista sobre seu paradeiro. O homem foi dado como desaparecido desde o dia 7 de fevereiro.
Leia também
QUEIMADAS Corpo de Bombeiros Militar combate incêndio em lixão em Primavera do Leste, MT QUEIMADAS Corpo de Bombeiros combate 48 incêndios florestais no Estado nesta quarta-feira,11 ACIDENTE AÉREO Corpo de Bombeiros socorre piloto após queda de aeronave em Primavera do Leste, MT AFOGAMENTO Mergulhadores do Corpo de Bombeiros faz buscas para encontrar corpos de irmãos de 8 e 10 anos que se afogaram no bairro Alameda em Várzea Grande VÁRZEA GRANDE Corpo de Bombeiros realiza desencarceramento de vítima presa às ferragens após acidente AFOGAMENTO Corpo de Bombeiros localiza corpo de homem que desapareceu no Rio Arinos ALVARÁ DE SEGURANÇA Corpo de Bombeiros notifica Associação dos Camelôs de Cuiabá por não possuir alvará para anexo provisório QUEDA DE AVIÃO Ciopaer e Corpo de Bombeiros resgatam piloto de aeronave que caiu em região de mata em MT CORPO DE BOMBEIROS Corpo de Bombeiros obtém mais dois cães para reforçar operações de busca e resgate em MTDiante da gravidade do caso, a equipe de bombeiros iniciou as buscas com o auxílio da cadela Mari. Além disso, solicitou o reforço da equipe de busca e resgate com cães da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Tangará da Serra, que enviou a cadela Amora para ajudar no trabalho.
A operação de resgate enfrentou desafios devido às características da área, já que a floresta é um ambiente hostil, de difícil acesso e locomoção restrita. As buscas iniciais cobriram um raio de 500 metros ao redor do acampamento, mas sem sucesso em encontrar vestígios.
Com o apoio de um quadriciclo, uma motocicleta, um drone térmico e os cães, os bombeiros ampliaram a área de procura ao longo dos dias.
Após 12 dias perdido na mata, o trabalhador conseguiu retornar ao acampamento, exausto, mas em condições estáveis. Ele relatou que, ao sair para pescar, acabou se desviando do caminho e se perdeu na floresta.
Ele contou ainda que conseguiu ouvir os chamados da equipe de resgate e assim pode seguir em direção aos militares e ser encontrado.
Após o resgate, os bombeiros militares realizaram os primeiros socorros necessários e o encaminharam à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juína para o tratamento médico necessário.