Cultura
Evoé! Galo Gigante fica de pé na Ponte Duarte Coelho e está pronto para reger o carnaval 2024
Escultura foi erguida ao som do Maestro Forró, que comandou uma orquestra numa balsa no Rio Capibaribe.

A escultura do Galo Gigante, que "abre as portas" do carnaval do Recife desde 1995, foi erguida nesta quarta-feira (7), na Ponte Duarte Coelho, no Centro da cidade. A estrutura começou a ser montada há dois dias.
A alegoria, que neste ano tem como tema "Galo Gigante da paz" e presta homenagem aos povos originários e às pessoas idosas, fica no local até a Quarta-feira de Cinzas (14). A estrutura tem 28 metros de altura e oito toneladas, uma a mais que no ano passado.
Pela primeira vez, a subida do Galo contou com atrações musicais, sendo acompanhada pelo Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, que se apresentaram numa balsa no Rio Capibaribe. Antes disso, o cantor Getúlio Cavalcanti e blocos líricos tocaram na Ponte Duarte Coelho.
"Pela primeira vez, neste ano, [o Galo é erguido] na quarta-feira. Antes era na quinta. E a gente fazendo uma orquestra flutuante, agremiações passando de forma volante", disse o prefeito do Recife, João Campos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/d/C/SAlWuTQF6zOTCvzwb2gQ/galo-2-.jpeg)
Galo gigante na Ponte Duarte Coelho, no Recife — Foto: Artur Ferraz/g1
A trabalhadora autônoma Francynnelly Alexandre, que mora a poucos metros do local, no bairro de Santo Antônio, fez questão de fantasiar a cadela Ranny para ver a subida da escultura, que ela busca acompanhar há pelo menos 12 anos.
"Está show de bola. Um dos melhores, mais bonitos é o deste ano. Todo mundo ansioso. Eu tinha tantas coisas, mas dei prioridade à subida do Galo", disse Francynnelly.
Outra foliona presente foi a agente de trânsito Marcela Lubambo, que, embora sempre participe do desfile do Galo da Madrugada, foi com a família ver o Galo Gigante ser erguido pela primeira vez.
"Já faz parte do sangue. Se não vier, não tem carnaval", declarou Marcela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/L/6/iJjOwORrCqN5CSBPOnmw/galo-gigante.jpg)
População aos pés do Galo Gigante na Ponte Duarte Coelho, no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp
Tema e homenagem
O tema "Galo Gigante da paz" foi apresentado no dia 26 de janeiro pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega, responsável pelo design da estrutura há cinco anos. A alegoria deste ano é pintada, predominante, de branco com cores que simbolizam os cinco continentes do planeta: amarelo (Ásia), preto (África), vermelho (América), azul (Europa) e verde (Oceania).
Além disso, a escultura tem como homenageados os povos originários e as pessoas idosas, com elementos que evocam o combate ao preconceito, incluindo uma crista grisalha, nas cores branca e prateada.