Na noite da última segunda-feira (11), a equipe do Cuiabá empatou com o São Paulo pelo placar de 0 a 0, na Arena Pantanal, pela 25° rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do resultado ruim, o Dourado fez, sem exagero algum, a melhor partida como mandante.
Um dos fatores para a boa atuação coletiva do time, foi os minutos inicias da partida. Logo de início, a equipe foi diferente do habitual, começou marcando em linha alta e com mais intensidade, tanto que conseguiu criar duas boas oportunidades com Clayson e Max. Outro ponto positivo, foram os rápidos contra-ataques executado pelo Cuiabá, e nisso vale o destaque para o Jorginho. O técnico do Auriverde da Baixada montou um 4-4-2 com Clayson e Max em posição invertidas. Neste sistema, o camisa 10 que é um ponta atuou mais recuado como um meia ao lado do Pepê, isso permitiu uma maior mobilidade do jogador e em alguns momentos encarar de frente o marcador.
Já o Max, que é esse meio campo de origem jogou como segundo atacante, o treinador aproveitou de sua velocidade e sua rapidez nos passes que foram essenciais em vários lances do jogo. Além disso, explorou a fragilidade do time paulista pelo lado direito, onde jogavam com um meia improvisado na lateral.
Por último vale ressaltar a boa participação do sistema defensivo. Quando atua em casa, o Cuiabá costuma ter um desempenho ruim da defesa porém, diante do São Paulo ela estava bem alinhada, foi superior na bola aérea, os laterais pouco permitiram jogadas pelas extremos e depois de tanto serem criticados jogando na Arena Pantanal, ontem foram muito bem.
Se olhar pelo resultado, muitos vão dizer que foi abaixo. Além da precisão, faltou um pouco mais de tranquilidade na tomada de decisão. Entretanto, o desempenho coletivo foi muito bom, se impôs sobre o adversário e até por isso o empate foi lamentável. Para as próximas partidas, esse jogo pode ser um bom modelo que possa trazer grandes resultados para o restante do campeonato.