O Campeonato Brasileiro tem um novo líder, pelo menos momentaneamente. O Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0 neste domingo (29), na Vila Belmiro, e assumiu a ponta da tabela da competição. O Verdão agora seca o Corinthians, que enfrenta o América-MG às 18h, na Neo Química Arena, para se manter em primeiro.
Com o resultado, a equipe alviverde chega aos 15 pontos, um a mais do que o arquirrival, em oito jogos realizados na competição. Em contrapartida, o Santos estaciona nos 11 pontos, cai uma posição, podendo perder mais colocações dependendo dos resultados da rodada.
Mesmo com o jogo sendo realizado na Vila Belmiro, o Palmeiras começou tomando as ações do jogo e proporcionou a primeira chegada mais perigosa com Raphael Veiga, em chute de fora da área. Aos poucos o Peixe foi se soltando e conseguiu chegar com perigo com Léo Baptistão, Marcos Leonardo e Madson, obrigando Marcelo Lomba a fazer boas defesas. Além disso, Rony teve a chance clara do primeiro tempo ao cabecear livre na pequena área, porém desperidçou.
O primeiro gol saiu ainda na etapa inicial. Mas não valeu. Léo Baptistão acabou cometendo falta em Zé Rafael ao recuperar a bola do camisa 8 e escorar para Marcos Leonardo fazer 1 a 0. Banho de água fria para o Santos na Vila.
O Santos continuou em cima no segundo tempo e criou as melhores chances no começo da etapa final. Mas parecia que tudo ia mudar aos 22 minutos. Rodrigo Fernandéz fez pênalti em Marcos Rocha. Raphael Veiga fez história. Ele, que nunca tinha perdido um pênalti com a camisa alviverde, desperdiçou contra o Peixe.
A história do jogo mudou aos 35 minutos. Após cobrança de escanteio de Gustavo Scarpa, Gustavo Gómez ganhou no jogo aéreo e marcou o primeiro da partida. 1 a 0 para o Palmeiras, calando a Vila Belmiro.
O Santos até tentou, mas não conseguiu o empate. A equipe foi vaiada pela torcida, que lotou a Vila após o apito final, e o técnico Fabián Bustos foi chamado de “burro”.