Esportes

Neymar no Santos: “Com a vontade que eu tô, até de goleiro eu jogo”

Astro abriu o jogo em sua primeira coletiva em retorno ao Peixe

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 31/01/2025
Neymar no Santos: “Com a vontade que eu tô, até de goleiro eu jogo”
Neymar saúda a torcida do Santos na volta à Vila Belmiro | Mauro Horita/Getty Images

Neymar jogando como goleiro em seu retorno ao Santos? No que depender da vontade do novo camisa 10 do Peixe, pode rolar. Em tom de brincadeira, o astro mundial comentou sobre o seu desejo de voltar a entrar em campo com a camisa do Alvingero Praiano.

“Olha, com a vontade que eu tenho até de goleiro eu jogo. To muito tempo longe dos gramados. Tive dois jogos no Al-Hilal depois da minha lesão. Eu não pude ter minutos e o tempo que eu queria para poder voltar. Obviamente na posição de 10 eu me aperfeiçoei ao longo dos anos. Então sendo na ponta, de 9, de volante, eu tô com vontade de jogar. Eu quero ajudar independente da função que eu vou exercer, tô com sede de vitória e só isso que eu penso”, disse Neymar em entrevista coletiva.

Além de mostrar o desejo de estar em campo, Neymar também comentou sobre como foi tomar a decisão de retornar ao Santos. De acordo com o craque, ele “não imaginava” voltar no começo do ano.

“As coisas aconteceram e tive que tomar uma decisão, comecei a entristecer nos treinos. Quando eu tive a oportunidade de voltar, eu não pensei duas vezes. Desde o primeiro dia já tinha decidido e comunicado para o meu pai. To muito feliz, minha família, meus amigos. Tô de volta, energia renovada, então eu to muito feliz e entusiasmado”, garantiu

Início na Vila Belmiro

Revelado pelo Santos, Neymar estreou pelo profissional em 2009. Em síntese, seu talento precoce levou o Peixe para a conquista inédita da Copa do Brasil de 2010 e o fim do jejum de 48 anos sem conquistar a Copa Libertadores, vencida pelo clube alvinegro em 2011.

Ao todo, foram 136 gols marcados e seis títulos conquistados pelo Peixe. Logo, seu brilho chamou atenção de clubes da Europa, em especial o Barcelona, que contratou o atleta por 88 milhões de euros (aproximadamente R$ 233 milhões, na cotação da época), em 2013.

Carreira de Neymar fora do Brasil

No Barcelona, Neymar se destacou ao formar o temido “MSN” com Messi e Suárez. Na passagem, conquistou duas LaLigas, a Champions League de 2014/15, três Copas do Rei e o Mundial de Clubes. Assim, sua participação foi crucial em grandes vitórias do Barça, como a remontada histórica contra o PSG na Liga dos Campeões de 2016/17.

Em 2017, Neymar se envolveu na maior transferência da história do futebol ao ser comprado por 222 milhões de euros (R$ 821 milhões, na cotação da época) pelo Paris Saint-Germain. No clube parisiense, conquistou títulos da Ligue 1, Copas da França e, em 2020, foi fundamental na campanha do clube até a final da Liga dos Campeões, embora o título europeu tenha ficado fora de alcance.

Em 2023, Neymar realizou uma surpreendente transferência para o Al-Hilal. Entretanto, por conta de problemas com lesões, a passagem ficou marcada mais pelas polêmicas extracampo do que pelas suas atuações no futebol saudita. Ao todo, foram apenas sete jogos, um gol marcado e duas assistências distribuídas.

Janela de transferências do Peixe

Agora, Neymar chega como o sexto reforço do Santos para a atual temporada. Anteriormente, o Peixe já havia anunciado os zagueiros Luisão e Zé Ivaldo, o lateral-direito Leo Godoy, o meia-atacante Thaciano e o centroavante Tiquinho Soares.

Ainda assim, o Peixe pretende anunciar em breve Álvaro Barreal, Gabriel Veron e Zé Rafael.