Mundo

Veja imagens da libertação de Auschwitz há 75 anos

27/01/2020

As tropas soviéticas entraram em Auschwitz, no sul da Polônia, em 27 de janeiro de 1945, onde mais de 1,1 milhão de pessoas foram exterminadas pelo regime nazista. Uma cerimônia que reuniu sobreviventes lembrou nesta segunda-feira os 75 anos da liberação do campo de concentração, considerado um dos principais símbolos do genocídio dos judeus.

Apenas por volta de 7 mil prisioneiros tinham sobrevivido em péssimas condições de saúde e psicológicas. Entre eles, estavam cerca de 500 crianças.

Os sobreviventes estavam extremamente magros e exaustos. Poucos conseguiam ficar de pé, muitos estavam deitados no chão, apáticos.

Mais de 1,1 milhão de pessoas morreram em Auschwitz-Birkenau. A maioria era de judeus vindos principalmente da Hungria, Polônia, Itália, Bélgica, França, Holanda, Grécia, Croácia, Rússia, Áustria e Alemanha.

Eles chegaram campo de concentração em trens sem janelas, banheiros ou comida. Logo ao chegar, eram divididos entre quem poderia trabalhar e quem deveria ser morto imediatamente.

Prisioneiros eram mantidos em situação deplorável: comida era insuficiente e as condições de higiene muito precárias.

Eles eram torturados e submetidos a trabalhos forçados até a exaustão. Quem não estava apto a trabalhar, era encaminhado às câmaras de gás Zyklon-B.