Mundo

SpaceX: Cápsula com astronautas da Nasa pousa de volta à Terra

A cápsula Dragon pousou no oceano, na costa da Flórida, na tarde deste domingo (2), após dois meses no espaço. É um momento histórico para a primeira missão tripulada feita pela Nasa, a agência espacial americana, em parceria com uma empresa privada, a Sp

DA EDITORIA/COM CNN BRASIL 02/08/2020
SpaceX: Cápsula com astronautas da Nasa pousa de volta à Terra
Foto: Nasa
A cápsula Dragon pousou no oceano, na costa da Flórida, na tarde deste domingo (2), após dois meses no espaço. É um momento histórico para a primeira missão tripulada feita pela Nasa, a agência espacial americana, em parceria com uma empresa privada, a SpaceX.
Havia preocupação a respeito da aproximação do furacão Isaías, mas o tempo se manteve em condições adequadas de pouso. A última vez que uma missão espacial da Nasa havia pousado no oceano tinha sido em 1975. Após o pouso, uma equipe de resgate se aproximou para atender os astronautas da Nasa Robert Behnken e Douglas Hurley, que se despediram da Estação Espacial Internacional neste sábado (1º) para uma viagem de 19 horas. "É uma nova era que se abre para exploração comercial do espaço", afirma Ivan Lima, cientista da agência espacial americana, em entrevista à CNN. Ele explica que o protocolo prevê que todos os envolvidos no atendimento aos astronautas fizeram testes prévios para detecção da Covid-19, para evitar a contaminação dos profissionais. A partir de agora, Behnken e Hurley deverão se submeter a exames para avaliar a situação de saúde, diante da informação conhecida de que há riscos de perda óssea e circulação sanguínea. Ivan Lima explica que é uma situação de rotina e que os astronautas envolvidos na empreitada são considerados experientes. Lima conta à CNN que os astronautas estão trazendo de volta à Terra uma bandeira dos Estados Unidos, que deve ser levada ao espaço em 2024, quando há a intenção de fazer uma nova viagem tripulada à Lua. A Space X, empresa que fechou parceria com a Nasa, foi fundada em 2002 por Elon Musk, empreendedor conhecido pela empresa de automóveis elétricos Tesla. De acordo com o cientista, a entrada de companhias privadas ajuda a baratear as missões ao espaço, que ainda são muito caras.