Mundo
Obama pede votos a Biden em evento na Pensilvânia, estado chave das eleições nos EUA
Ex-presidente participa de evento em Filadélfia e critica condução da pandemia por Donald Trump
O democrata também afirmou que Trump não deu nenhuma outra ideia melhor do que o Obamacare, lei que obriga os americanos a ter um seguro de saúde. "Onde está seu grande plano para substituir o Obamacare? Eles nunca tiveram um."
Obama ainda atacou a conduta do presidente americano em "insultar a todos os que não o apoiam". "Isto não é comportamento normal de um presidente. Nós não toleraríamos isso de um diretor de escola de ensino médio, de um treinador, de um colega de trabalho nem de alguém da nossa família — exceto talvez um tio louco", comentou.
Pedido por comparecimento às urnas
Horas antes, em discurso a lideranças negras, o democrata reforçou o pedido para que os americanos não deixem de votar. Nos EUA, o voto não é obrigatório, e a variação da taxa de comparecimento às urnas pode decidir uma corrida eleitoral.O ex-presidente discursou em Filadélfia, maior cidade da Pensilvânia. O estado, com 20 votos em jogo no Colégio Eleitoral, deu vitória a Donald Trump por uma pequena margem após anos de domínio democrata. Por isso, o eleitorado local é um dos mais estratégicos da corrida à Casa Branca.
Reta final da campanha
A rara aparição pública de Obama, alvo frequente dos ataques de Trump e ainda uma das principais estrelas do Partido Democrata quatro anos após deixar a Casa Branca, vem em um momento crítico.