Mundo

Merkel anuncia extensão do lockdown na Alemanha até o fim de janeiro

País está com número de casos e de mortes por coronavírus em alta. Outros governos europeus também endureceram as medidas de isolamento para conter explosão da Covid-19 no continente

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM G1/COM REUTERS 05/01/2021
Merkel anuncia extensão do lockdown na Alemanha até o fim de janeiro
Foto: Michel Kappeler/Pool via Reuters
A chanceler da AlemanhaAngela Merkel, anunciou nesta terça-feira (5) a extensão do lockdown em todo o país até o fim de janeiro. A medida é uma tentativa de conter os números ainda muito altos de casos e de mortes pelo novo coronavírus.

As primeiras medidas para conter a segunda onda foram adotadas em novembro. Porém, logo no início de dezembro, Merkel reconheceu que o "lockdown parcial" não foi suficiente para conter o vírus e anunciou um confinamento ainda mais rígido que duraria até, no mínimo, 10 de janeiro. Nesta terça, o governo alemão decidiu estender as restrições.

As novas medidas são as seguintes:

  • Moradores de zonas consideradas "focos" da Covid-19 não poderão se deslocar em uma distância superior de 15 quilômetros sem um motivo considerado relevante. Segundo a agência Deutsche Welle, um em cada seis distritos está acima do patamar de 200 casos por 100 mil moradores em 7 dias, o que é considerado crítico.
  • Encontros privados entre moradores de casas diferentes estão limitados: apenas uma pessoa poderá visitar a residência de outra por vez.
  • Pessoas que chegarem à Alemanha de áreas consideradas de risco precisarão apresentar dois testes negativos para o coronavírus. Uma quarentena de cinco dias será obrigatória mesmo se o primeiro exame der resultado negativo.
  • Famílias receberão 10 dias de licença para cuidar dos filhos; pais solteiros terão direito a 20 dias.