Mundo
Ataque de Israel em Gaza deixa cerca de 100 mortos
Escola abrigava palestinos deslocados. Exército israelense afirmou que o local servia como "esconderijo para terroristas e comandantes do Hamas"
Um ataque aéreo israelense a um complexo escolar em Gaza neste sábado (10) matou dezenas de pessoas, segundo autoridades de saúde. O local abrigava palestinos deslocados.
O exército israelense reconheceu que tinha como alvo a escola Tabeen, no centro de Gaza, alegando que atingiu um centro de comando do Hamas dentro da escola. O Hamas negou essa informação.
As estimativas para o número de mortos variam entre 70 e 100. As autoridades de saúde de Gaza dizem que são mais de 90 mortes. Já o governo de Gaza, controlado pelo Hamas, afirma que são mais de 100. Em entrevista à BBC, o diretor do Hospital al-Ahli, para onde muitas das vítimas foram levadas, disse que o ataque matou pelo menos 70 pessoas.
Imagem mostra o pátio de uma escola após ser atingida por um ataque aéreo israelense na Cidade de Gaza no sábado, 10 de agosto de 2024 — Foto: AP
O ataque ocorreu sem aviso prévio, no início da manhã, antes do nascer do sol, enquanto as pessoas rezavam em uma mesquita dentro da escola, segundo o gabinete de imprensa do Hamas.
Segundo Mahmoud Bassal, porta-voz dos socorristas da Defesa Civil que operam sob o governo local administrado pelo Hamas, três mísseis atingiram o prédio de dois andares — o primeiro andar abriga a mesquita e o segundo a escola — onde cerca de 6.000 pessoas deslocadas estavam se abrigando da guerra.
Leia também
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Israel: 5 pontos para entender plano negociado pelos EUA para dar fim à guerra em Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Como foi operação de resgate de reféns que deixou 270 mortos segundo autoridades de Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Oito soldados israelenses são mortos no sul de Gaza, dizem forças de Israel GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Líder do Hamas diz que resposta do grupo à última proposta de cessar-fogo em Gaza é “consistente” com os princípios do plano de Biden GUERRA NO ORIENTE MÉDIO O que se sabe sobre ataque de Israel em zona humanitária de Gaza que deixou 90 mortos GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Israel emite ordens de retirada no sul de Gaza e mata dezenas de palestinos GUERRA NO ORIENTE MÉDIO O que se sabe sobre ataque israelense em escola de Gaza que teria matado 30 pessoas GUERRA NO ORIENTE MÉDIO 'É o inferno na terra': a vida em Gaza em meio a água de esgoto e montanhas de lixo GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Ataque israelense a duas escolas em Gaza deixa 30 mortosO exército israelense afirmou que suas forças aéreas "atingiram um centro de comando e controle que servia como esconderijo para terroristas e comandantes do Hamas", com aproximadamente 20 "militantes" operando lá.
"A Força Aérea de Israel atingiu com precisão terroristas do Hamas operando dentro de um centro de comando e controle do Hamas embutido na escola Al-Taba’een e localizado ao lado de uma mesquita em Daraj Tuffah, que serve como abrigo para os residentes da Cidade de Gaza."
Ainda de acordo com o exército israelense, antes do ataque "várias medidas foram tomadas para mitigar o risco de dano a civis, incluindo o uso de munições precisas, vigilância aérea e informações de inteligência."