Mundo
Líder do Hamas diz que resposta do grupo à última proposta de cessar-fogo em Gaza é “consistente” com os princípios do plano de Biden
Resolução dos Estados Unidos sobre cessar-fogo na Faixa de Gaza foi aprovada pelo Conselho de segurança da ONU na última segunda-feira (10)
O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, baseado no Catar, disse que a resposta do grupo à última proposta de cessar-fogo em Gaza é consistente com os princípios apresentados pelo plano do presidente dos EUA, Joe Biden, em um discurso televisionado por ocasião da festa islâmica Eid al Adha, neste domingo (16).
“O Hamas e os grupos [palestinos] estão prontos para um acordo abrangente que implique um cessar-fogo, a retirada da faixa, a reconstrução do que foi destruído e um acordo de troca abrangente”, disse Haniyeh, referindo-se à troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos.
Em 31 de maio, Biden apresentou o que chamou de proposta israelense “em três fases” que incluiria negociações para um cessar-fogo permanente em Gaza, bem como trocas faseadas de reféns israelenses por prisioneiros palestinos detidos em Israel.
O Egipto e o Qatar, que juntamente com os Estados Unidos têm feito a mediação entre o Hamas e Israel, afirmaram em 11 de Junho que receberam uma resposta dos grupos palestinianos ao plano dos EUA, sem dar mais detalhes.
Embora Israel tenha dito que o Hamas rejeitou elementos-chave do plano dos EUA, um importante líder do Hamas disse à Reuters que as mudanças solicitadas pelo grupo “não eram significativas”.
Leia também
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Israel diz ter encontrado túnel de 10 km que liga norte ao sul da Faixa de Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Mais crianças morreram em Gaza do que em 4 anos de guerras no mundo GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Por que morte de agentes humanitários em ataque de Israel põe conflito em Gaza em encruzilhada GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Seis meses de guerra em Gaza: as profundas divisões que afastam cada vez mais a paz do Oriente Médio GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Defesa Civil de Gaza diz que 10 mil corpos podem estar sob escombros GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Ativistas israelenses bloqueiam ajuda humanitária com destino a Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Israel ignora decisão da Corte Internacional de Justiça e bombardeia Rafah, no sul de Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Como foi operação de resgate de reféns que deixou 270 mortos segundo autoridades de Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Oito soldados israelenses são mortos no sul de Gaza, dizem forças de IsraelAcordo
O Hamas diz que acolheu favoravelmente a proposta de cessar-fogo, mas com uma série de ressalvas, e insiste que qualquer acordo deve garantir o fim da guerra, uma exigência que Israel ainda rejeita.
Sullivan disse que as autoridades dos EUA analisaram atentamente a resposta do Hamas.
“Acreditamos que algumas das edições propostas não são inesperadas e podem ser gerenciadas. Algumas delas são inconsistentes tanto com o que o presidente Biden expôs quanto com o que o Conselho de Segurança da ONU endossou. E estamos tendo que lidar com essa realidade”, disse ele.
Sullivan também afirmou que as autoridades dos EUA acreditam que ainda existe um caminho para um acordo e que o próximo passo será os mediadores do Catar e do Egito conversarem com o Hamas e “analisarem o que pode e o que realmente não pode ser trabalhado”