Mundo
Mais crianças morreram em Gaza do que em 4 anos de guerras no mundo
ONU estima que uma criança é morta a cada 10 minutos na região
O número de crianças mortas na Faixa de Gaza em 4 meses de guerra, de outubro de 2023 a fevereiro de 2024, superou o total de crianças mortas em todas as guerras do mundo durante 4 anos, de 2019 a 2022. Os números foram compilados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que calcula que uma criança é morta a cada 10 minutos em Gaza.
Enquanto todas as guerras combinadas de 2019 a 2022 mataram 12.193 crianças, os quatro primeiros meses do conflito em Gaza tirou a vida de 12.300 crianças. Se acrescentarmos as mortes computadas em março, o número de crianças mortas em Gaza ultrapassou os 13 mil, de acordo com o Ministério de Saúde do enclave palestino.
“Esta guerra é uma guerra contra as crianças. É uma guerra contra a sua infância e o seu futuro. #CessarFogoAgora para o bem das crianças em #Gaza”, publicou em uma rede social Philippe Lazzarini, chefe da Agência da ONU de Assistência para Palestinos (UNRWA).
O governo de Israel tem sido pressionado por diversos países de todo o mundo para suspender as ações militares na região. O país ainda responde, na Corte Internacional de Justiça (CIJ), pela acusação de genocídio em Gaza. Apresentado pela África do Sul, a denúncia teve o apoio do Brasil.
Israel nega as acusações de genocídio, diz que respeita a lei humanitária internacional e promete continuar as ações militares até destruir totalmente as capacidades militares do grupo Hamas.
O Fundo da ONU para a Infância (Unicef) alerta que mais de 600 mil crianças estão presas em Rafah, cidade próxima à fronteira do Egito, sem ter para onde ir. Israel promete realizar uma operação terrestre na cidade para combater o Hamas.
“Eles não têm acesso suficiente a água, alimentos, combustível e medicamentos. As suas casas foram destruídas; suas famílias dilaceradas”, destacou a Unicef, que pede um cessar-fogo imediato.
Leia também
4 mudanças em Gaza após conflito entre Israel e Hamas que abalou Oriente Médio em 2021 GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Um mês de guerra: mundo vê escalada de violência no Oriente Médio ATAQUES AO IRÃ Irã enfrenta “guerra total” com agente “inimigo”, diz comandante em meio a tensões no Oriente Médio ORIENTE MÉDIO Quais as principais alianças de poder entre países envolvidos nos conflitos do Oriente Médio ORIENTE MÉDIO 4 frentes onde guerra no Oriente Médio se expandiu além do conflito Israel-Hamas GUERRA NO ORIENTE MÉDIO O que vídeos e testemunhas revelam sobre palestinos mortos quando recebiam ajuda humanitária em Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO EUA continuarão apoiando militarmente Israel e sua ação em Gaza, diz porta-voz AJUDA HUMANITÁRIA A polêmica ajuda aérea dos EUA a Gaza com alimentos jogados do céu GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Recém-nascidos começam a morrer de fome em Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Biden diz que Netanyahu está 'prejudicando mais do que ajudando Israel' com postura em Gaza GUERRA NO ORIENTE MÉDIO Médicos acusam Israel de agressões em hospital em Gaza: 'Pensei que seria executado'A agência da ONU ainda estima que 17 mil crianças em Gaza estão desacompanhadas ou separadas. “Isto corresponde a 1% da população total deslocada – 1,7 milhão de pessoas”, diz a organização, que alerta que essa é apenas uma estimativa devido a dificuldade em se verificar as informações no local.
O Ministério da Saúde de Gaza informou que até o dia 12 de março, pelo menos 23 crianças morreram de subnutrição ou desidratação em consequência da fome que aflige a população civil, dado que o órgão considera subestimado.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças estão morrendo de fome no norte da Faixa de Gaza e há dificuldade para fazer a ajuda humanitária chegou ao local.
Gráfico crianças mortas em conflitos, em Gaza e no resto do mundo. - Arte EBC