Mundo

Ao menos 19 pessoas morreram após avião cair em universidade em Bangladesh

Entre adultos e crianças, mais de 50 pessoas foram levadas a hospitais com queimaduras

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 21/07/2025
Ao menos 19 pessoas morreram após avião cair em universidade em Bangladesh
O acidente ocorreu na Milestone School and College, em Uttara, região norte de Daca, segundo autoridades | Reprodução/Reuters

Pelo menos 19 pessoas morreram quando uma aeronave de treinamento da Força Aérea de Bangladesh caiu em um campus universitário e escolar na capital, Daca, nesta segunda-feira (21), informou um oficial do corpo de bombeiros.

Mais de 50 pessoas, incluindo crianças e adultos, foram hospitalizadas com queimaduras, informou um médico do Instituto Nacional de Queimaduras e Cirurgia Plástica a repórteres.

O acidente ocorreu na Milestone School and College, em Uttara, região norte de Daca, segundo autoridades.

“A aeronave de treinamento F-7 BGI da Força Aérea de Bangladesh caiu em Uttara. A aeronave decolou às 13h06 (07h06 GMT)”, informou o departamento de relações públicas das Forças Armadas em um comunicado.

Vídeos das consequências do acidente mostraram um grande incêndio perto de um gramado, emitindo uma espessa coluna de fumaça para o céu, enquanto multidões assistiam à distância.

Bombeiros jogaram água nos destroços do avião, que parecia ter se chocado contra a lateral de um prédio, danificando grades de ferro e criando um buraco enorme na estrutura, mostraram imagens da agência de notícias Reuters.

“Um aluno da terceira série foi levado morto, e outros três, de 12, 14 e 40 anos, foram internados no hospital”, informou Bidhan Sarker, chefe da unidade de queimados do Hospital e Faculdade de Medicina de Daca, para onde algumas vítimas foram encaminhadas.

Imagens também mostraram pessoas gritando e chorando enquanto outras tentavam confortá-las.

“Quando eu estava pegando meus filhos e fui até o portão, percebi que algo vinha de trás… Ouvi uma explosão. Quando olhei para trás, só vi fogo e fumaça”, disse Masud Tarik, professor da escola.

Muhammad Yunus, chefe do governo interino de Bangladesh, disse que “as medidas necessárias” seriam tomadas para investigar a causa do acidente e “garantir todo tipo de assistência”.


“A perda sofrida pela Força Aérea… alunos, pais, professores, funcionários e outros neste acidenteé irreparável”, declarou ele.

O caso ocorreu pouco mais de um mês após um avião da Air India cair sobre um alojamento de uma faculdade de medicina na cidade vizinha de Ahmedabad, na Índia, matando 241 das 242 pessoas a bordo e 19 em terra, marcando o pior desastre aéreo do mundo em uma década.