Mundo

China critica envio de navios de guerra dos EUA para costa da Venezuela

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, disse que Pequim espera "mais ações que conduzam à paz e à segurança na América Latina e no Caribe"

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 21/08/2025
China critica envio de navios de guerra dos EUA para costa da Venezuela
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, em entrevista coletiva concedida em 21 de agosto de 2025 | CNN

A China criticou, nesta quinta-feira (21), a decisão dos Estados Unidos de enviar navios de guerra para a costa da Venezuela.

Os Estados Unidos enviaram navios para o sul do Caribe como parte do esforço do presidente Donald Trump para enfrentar as ameaças dos cartéis de drogas latino-americanos, disseram duas fontes informadas sobre o deslocamento à agência Reuters na quarta-feira.

Em entrevista coletiva nesta quinta, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que o país "se opõe a qualquer ação que viole os propósitos e princípios da Carta da ONU e a soberania e a segurança de um país".

"Nos opomos ao uso ou à ameaça de força nas relações internacionais e à interferência de forças externas nos assuntos internos da Venezuela, sob qualquer pretexto", acrescentou a porta-voz.

"Esperamos que os Estados Unidos façam mais ações que conduzam à paz e à segurança na América Latina e no Caribe", concluiu.

O chanceler venezuelano, Yván Gil, reagiu à manifestação e expressou "sincera gratidão à República Popular da China por sua firme rejeição à intervenção dos Estados Unidos na Venezuela e às ameaças de uso da força que buscam transformar nossa região, declarada Zona de Paz, em uma nova arena de guerra colonial".

Em comunicado publicado em seu canal no Telegram, Gil disse: "Apreciamos profundamente as declarações do Ministério das Relações Exteriores da China, que refletem sua solidariedade ao nosso país, e reiteramos nossa inabalável amizade com o povo e o governo da China."

Ainda nesta quinta, o ditador venezuelano Nicolás Maduro se reuniu com o embaixador da China na Venezuela, Lan Hu.

"O presidente destacou avanços significativos em áreas-chave como economia, ciência, tecnologia e inteligência artificial", afirmou o gabinete de Maduro, acrescentando que ele observou "que a China lidera o caminho neste mundo com um conceito humano de desenvolvimento, reforçando o compromisso da Venezuela com a aliança estratégica".