Polícia
Membro do Comando Vermelho que aliciava jovens a emprestarem contas bancárias para prática de crimes ´pe preso
Investigações revelaram que os jovens recebiam valores irrisórios relacionados a crimes de roubos e estelionato, enquanto grupo criminoso ficava com a maior parte do dinheiro subtraído
Um homem de 31 anos, apontado como integrante de facção criminosa, responsável por recebimento de Pix relacionados a crimes praticados pelo grupo criminoso teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (1º), em ação realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Barra do Garças.
Na operação, foram cumpridas nove ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão.
O suspeito é apontado como responsável pelo recrutamento de jovens para o uso de contas bancárias em um esquema de repasse de valores obtidos por meio de roubos e estelionatos, com movimentações realizadas via Pix.
As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Tangará da Serra tiveram início após um casal ser mantido refém no município. Na ocasião, criminosos invadiram uma residência e obrigaram as vítimas a realizar transferências bancárias.
Leia também
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER Polícia Civil indicia homem que matou mulher na UFMT por feminicídio e estupro FACÇÃO CRIMINOSA Polícia Civil prende faccionado responsável por armazenar cestas básicas para grupo criminoso em Primavera do Leste OPERAÇÃO RASTRO OCULTO Polícia Civil desarticula célula de facção criminosa em Cuiabá TRÁFICO DE DROGAS Polícia Civil prende traficantes e fecha distribuidora de fachada para comércio de cocaína em Várzea Grande OPERAÇÃO COMPRA SEGURA Polícia Civil prende dono de loja de autopeças por adulteração de sinal de veículo em VG MORTE DE PERSONAL Polícia Civil cumpre mandado e ouve pais de PM que matou personal trainer em Várzea Grande OPERAÇÃO CONDUCTOR Polícia Civil prende empresário alvo da Operação Conductor que estava foragido OPERAÇÃO FALSARIUS Polícia Civil cumpre ordens judiciais contra grupo criminoso especializado em golpes contra aposentados e pensionistasO rastreamento das transações revelou que os beneficiários estavam ligados a moradores de Barra do Garças. Com o avanço das investigações, foi possível identificar que o suspeito preso era o responsável por aliciar jovens para disponibilizar suas contas bancárias, muitas vezes recém-abertas em bancos digitais.
Em troca, eles recebiam quantias pequenas, enquanto os valores expressivos eram imediatamente redirecionados a contas controladas pela facção. Parte desses jovens já havia recebido depósitos provenientes de golpes e assaltos anteriores, reforçando o uso do esquema como ferramenta para ocultar a origem ilícita do dinheiro.
Com base nas provas levantadas, a Justiça autorizou nove medidas cautelares, entre mandados de prisão e de busca e apreensão. Durante a operação, objetos usados na prática criminosa foram apreendidos e serão periciados.
Após ter a ordem de prisão cumprida, o suspeito foi encaminhado para a cadeia pública de Barra do Garças, à disposição da Justiça. As investigações seguem em andamento para identificar e responsabilizar todos receptadores dos valores desviados pelo grupo criminoso.