Um número considerável de usuários de planos individuais da Unimed Cuiabá estão tendo seus contratos rescindidos com a inadimplência de 60 dias, mesmo no meio da pandemia do Covid-19, o novo Coronavírus.
Enquanto que os clientes de planos coletivos o prazo para suspensão estão ocorrendo gradativamente, com o atraso nos pagamentos.
Tanto os usuários individuais e coletivos estão sendo impedidos de exames e consultas pela Unimed.
No último dia 09, a diretoria executiva da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou – por unanimidade – que os planos de saúde já garante a manutenção do atendimento a usuários com faturas em atraso por 60 dias, consecutivos ou não, durante a pandemia do novo Coronavírus, tanto no caso dos contratos individuais com no de familiares, inclusive a Unimed Cuiabá.
Em contrapartida, a ANS vai desbloquear para os planos de saúde cerca de R$ 15 bilhões de reservas técnicas das operadoras de planos de saúde para serem usados no combate ao novo Coronavírus.
Em Cuiabá e Várzea Grande mais da metade dos usuários da Unimed Cuiabá, paga coparticipação quando usa o serviço.
E a reclamação mais comum durante a Pandemia, é com o bloqueio dos inadimplentes na realização de consultas e exames. — Isso deixou os consumidores/usuários vulneráveis, pois falta contribuição social durante a pandemia, por parte do prestador.
Nesse diapasão, a falta de compromisso por parte da empresa em Cuiabá tem sido uma constante, pois pagando as prestações altas todos os meses e, agora quando precisa, os usuários por parte do plano de saúde estão sendo vilipendiados.