Política
A partir de hoje, 12, o estabelecimento comercial de Várzea Grande que desrespeitar o Decreto Municipal de enfrentamento ao Covid 19, Novo Coronavírus, será multado.
A determinação foi feita pela prefeita Lucimar Campos, conjuntamente com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus.
A Guarda Municipal em conjunto com a secretaria do Meio Ambiente e Vigilância Sanitária farão a fiscalização ‘in loco’. “a partir de hoje, em conjunto com a secretaria do Meio Ambiente e com a Vigilância Sanitária, iniciaremos a fiscalização com aqueles estabelecimentos que já foram notificados e que insistem em não cumprir a determinação do decreto municipal e pelo isolamento social”, disse o comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias.
As multas serão baseadas nas UPF´s vigentes no município de Várzea Grande. “Endureceremos na fiscalização em distribuidoras de bebidas, pizzarias, bares e lanchonetes para se adequarem ao distanciamento”, afirmou o comandante.
Exigências de máscaras
De acordo com o presidente do Comitê de Enfrentamento de Várzea Grande, Kalil Baracat, a Vigilância Sanitária Municipal e a Guarda Municipal entre outros órgãos municipais, estão atuando em conjunto com a Vigilância Sanitária e as Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso muito mais no sentido de esclarecer, alertar e exigir distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas, meios de proteção como máscaras sempre e luvas quando necessárias, higienização rigorosa como água e sabão e álcool gel.
O secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Evandro Homero, alertou que os pedidos são para alertas e recomendações, mas pode haver endurecimento e até mesmo medidas mais extremas para aqueles que desrespeitarem as determinações legais.
“Voltamos a frisar que a ordem é no intuito de alertar, demonstrar o papel preponderante e fundamental que a própria população tem no sentido de ajudar os Poderes Públicos, Estadual e Municipal a fazer o enfrentamento ao Coronavírus (Covid- 19) e preservar suas vidas e a vida dos outros, além do modo em que vivemos em sociedade, mas tudo tem limites e não estão descartadas tomadas de decisões voltadas para endurecer a fiscalização e punir os responsáveis. Nossa fiscalização é educativa e não punitiva, mas não vamos abrir mão de exigir que as pessoas cumpram as regras necessárias em prol da vida de todos”, disse o comandante Evandro Homero.
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, assinalou que a melhor recomendação é que as pessoas se preservem e preservem os demais, diante da pandemia do Coronavírus, aliado com a necessidade da retomada econômica e manutenção de empregos e renda de toda a população.
“A principal preocupação da prefeita Lucimar Sacre de Campos e da própria população é com a doença, com a pandemia, mas também existe a preocupação com os empregos das pessoas, por isso os cuidados a serem tomados tende a ter um efeito muito importante no combate à disseminação da doença, como no caso, do uso de máscaras, de meios rigorosos de higienização e distância entre as pessoas como forma de auxiliar e debelar a doença como um todo”, frisou Diógenes Marcondes.
Todos foram unânimes no que se refere aliar a preservação da saúde com a questão do trabalho e da renda, mas que é possível também colocar em prática os meios segurança necessários a resguardar a vida das pessoas.