Política
O líder comunitário José Carlos da Silva, conhecido por Zé Carlos do Renascer, do bairro Jardim Renascer em Cuiabá, foi surpreendido na rede social do WhatsApp quando ocorreu um compartilhamento de postagem na qual o qualifica como candidato a vereador de Cuiabá e pedindo voto escrito sobre reportagem da fabricação de máscaras caseiras a serem distribuídas às pessoas carentes do referido bairro onde ele atua.
Acontece que o destaque visa conotar sua condição de candidato a vereador por Cuiabá o que configura crime eleitoral por propaganda extemporânea, apesar dele já ter concorrido ao cargo de vereador em 2016, atualmente está na condição de pré-candidato e nunca afirma o contrario, “... posto que sabe ser infração à lei eleitoral”, afirmou o líder comunitário.
“Isso só pode ser obra de algum comitê da maldade, e muito mais do que desrespeitoso à minha pessoa foi à população do bairro, pois é de extrema má-fé fazer panfletagem mentirosa em cima de reportagem que expõe o meu permanente apoio aos mais carentes que sempre faço na minha comunidade, por isso fui reeleito Presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Renascer(AMBAJAR).” Destacou José Carlos.
Por iniciativa própria o líder comunitário descobriu que a distribuição originou do grupo denominado “t capa e cruz”. Em seguida enviou mensagem na forma de Notificação Extrajudicial para que o administrador daquele grupo se retratasse, porém o mesmo só esboçou comentários aleatórios e nada promoveu quanto à retratação.
Por esse motivo Zé Carlos registrou o Boletim de Ocorrência nº 2020.109586 e fez juntada de todas as provas a pedido do Delegado da Polícia Civil, que ficou responsável pela condução do inquérito instaurado para apuração dos fatos configurado como FAKE NEWS. “Espero haver punição para os responsáveis, porquanto isso foi proposital para me prejudicar durante o processo eleitoral.” Indignado avisou Zé Carlos do Renascer.
Fake News é termo em inglês para notícias falsas que são distribuídas deliberadamente com desinformação ou boatos por meio de jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais. Este tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção. Resumo da Wikipédia.
boletim de n 2020.109586 diversas (1)