Política

Campos fará Sessão Especial pelos 50 anos da morte de Filinto Müller

O deputado estadual fará uma sessão Especial para celebrar a memória do político Cuiabano e a entrega da Comenda que leva o nome mais ilustre mato-grossense

PEDRO RIBEIRO/COM ASSESSORIA 10/07/2023
Campos fará Sessão Especial pelos 50 anos da morte de Filinto Müller
A Sessão acontece na data da morte (e do nascimento) de Filinto Müller, que faleceu ao lado de sua esposa Consuelo e do neto Pedro | Assessoria/Julio Campos

Nesta terça-feira (11) uma Sessão Especial, às 19h, proposta pelo deputado Júlio Campos, homenageará Filinto Müller, político mato-grossense que por 22 anos foi Senador da República, líder do governo Juscelino  Kubitschek, presidente do Senado, do Congresso Nacional, Chefe da Polícia e Secretário do Trabalho de Getúlio Vargas .  

A Sessão acontece na data da morte (e do nascimento) de Filinto Müller, que faleceu ao lado de sua esposa Consuelo e do neto Pedro, em um acidente aéreo no aeroporto de Orly, em Paris,  na França, em 11 de julho de 1973. 

A homenagem contará com a entrega da Comenda Filinto Müller, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que pela primeira vez desde a sua criação há quarenta anos será destinada a um membro da família Müller, sendo entrega a filha de Filinto, Maria Luiza Müller de Almeida, de 96 anos. O neto do ex-senador, Filinto Müller de Almeida, estará presente na Sessão para receber a Comenda representando a mãe.

“Filinto foi um dos políticos que mais fez por Mato Grosso nos últimos 50 anos. Mesmo ocupando os mais altos cargos, na capital federal, nunca deixou de acolher os mato-grossenses. Ele ajudou gerações a terem acesso ao estudo e sempre fez com que estes voltassem para o Estado para retribuírem o que aprenderam. Já é tempo de nos reconciliarmos com a sua memória e darmos o devido valor também ao seu legado”, explica o deputado Júlio Campos. 

Filinto Müller fez parte de um geração de militares marcada pelo Movimento Tenentista. Ele integrou a rebelião dos 18 do Forte, quando em 1922, tenentes do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro se sublevaram em oposição à vitória do candidato à presidência Artur Bernardes e ao processo eleitoral. Tendo como palco principal o Forte de Copacabana, o levante entrou para a história pela bravura dos soldados. 

O Ex-senador foi agraciado em vida com honrarias nacionais, tais como: Grão Cruz da Ordem Nacional do Mérito, a Grão Cruz da Ordem do Rio Branco, a Medalha de Grande Oficial do Mérito Militar, a Medalha de Grande Oficial do Mérito da Justiça do Trabalho; e internacionais, tais como: Grão Cruz da Ordem Militar de Aviz (Portugal), a Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito (Alemanha) e a Comenda da Legião de Honra (França). 

Livro

Durante a Sessão também será lançado o livro do escritor e articulista João Carlos Vicente Ferreira que busca lançar luz sobre a história de Filinto. O livro “Filinto Müller - A Verdade por Trás da Mentira”,  é uma tentativa de reduzir a mistificação em torno do político, visto de forma negativa por muitos historiadores e formadores de opinião.