Política
Moraes pede comprovação de novos representantes do X no Brasil
Empresa informou o nome de dois advogados que irão representá-la
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prazo de 24 horas para a rede social X comprovar a legalidade da nova representação constituída no Brasil.
A decisão do ministro foi tomada após a rede informar ao Supremo que os advogados André Zonaro Giacchetta e Sérgio Rosenthal vão representar a empresa legalmente no país.
Moraes pediu que a rede social do bilionário Elon Musk comprove que os profissionais serão seus novos representantes.
A empresa deverá enviar ao ministro documentos de registro na Junta Comercial e comprovem a nomeação dos advogados citados para representá-la oficialmente.
"Não há nenhuma comprovação do retorno das atividades da X Brasil Internet LTDA, nem tampouco da regularidade da constituição de seus novos representantes legais ou mesmo de seus novos advogados", disse o ministro.
Leia também
FAKE NEWS Alexandre de Moraes pode tirar rede social X do ar, após declarações de Elon Musk? FAKE NEWS Em novo post, Musk agora ataca Lula e diz que Moraes tem presidente numa “coleira” FAKE NEWS “Considero assunto encerrado”, diz Barroso sobre ataques de Elon Musk LÍTIO Com Musk excluído, lítio coloca Bolívia no centro de disputa entre China, Rússia e EUA ESTADOS UNIDOS Elon Musk ameaça tirar X e SpaceX da Califórnia em resposta a lei que protege pessoas trans INTIMAÇÃO Moraes dá 24h para Musk indicar novo representante do X no Brasil, sob pena de suspensão da rede social REDE SOCIAL X 5 perguntas para entender embate entre Elon Musk e Alexandre de Moraes SUSPENSÃP DE SERVIÇOS Moraes determina bloqueio do X no Brasil após Elon Musk descumprir decisão judicial BLOQUEIO DO X X é bloqueado no Brasil após Musk descumprir decisão de Moraes BLOQUEIO DO X Musk chama Moraes de “falso juiz” e acusa ministro de “interferência eleitoral” em 2022 REDE SOCIAL Como mudança no X fez rede de Musk voltar a funcionar no BrasilDescumprimento de decisão
Mais cedo, Moraes multou a rede social em R$ 5 milhões. A medida foi tomada após a empresa burlar a decisão que suspendeu a rede no mês passado.
A suspensão foi determinada após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro a MusK para indicar um representante legal no Brasil. A decisão foi confirmada pela Primeira Turma da Corte.
No dia 17 de agosto, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede social ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.