Política

Abílio rebate críticas sobre UPAs e ironiza vereadora: “Acho que ela está reclamando porque as pessoas não estão indo mais pegar atestado”

Durante entrevista na quinta-feira (3), Abílio afirmou que Maysa estaria defendendo pessoas que buscam as unidades apenas para obter atestados médicos e minimizou as acusações sobre abandono

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA 03/07/2025
Abílio rebate críticas sobre UPAs e ironiza vereadora: “Acho que ela está reclamando porque as pessoas não estão indo mais pegar atestado”
O prefeito disse ainda que as críticas devem continuar surgindo, mas que os problemas apontados serão resolvidos gradativamente | Arquivo Página 12

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), rebateu as críticas feitas pela vereadora Maysa Leão (Republicanos), que tem apontado problemas estruturais e superlotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital.

Durante entrevista na quinta-feira (3), Abílio afirmou que Maysa estaria defendendo pessoas que buscam as unidades apenas para obter atestados médicos e minimizou as acusações sobre abandono.

“Eu tenho reparado em vários discursos da vereadora, que parece que ela está defendendo quem quer pegar atestado. O tempo todo eu vejo ela se posicionando em defesa disso”, disse o prefeito.

Maysa havia criticado imagens divulgadas pela gestão mostrando recepções vazias, argumentando que os setores de emergência e as enfermarias seguem lotados e enfrentando falta de macas, medicamentos e equipamentos. Ela também desafiou o prefeito a visitar pessoalmente os espaços mais críticos.

Em resposta, Abílio afirmou que fiscaliza as unidades com frequência e que a prioridade tem sido recuperar serviços essenciais interrompidos por gestões anteriores.

“Nós estamos corrigindo o essencial, combatendo a falta de medicamentos, melhorando o atendimento médico, colocando pediatria para funcionar. Então, nós estamos em cima do essencial. E claro que o mobiliário também é essencial. Acontece que ainda não deu tempo nem recursos para gente fazer aquisição de novos mobiliários e reestruturar as UPAs”, explicou.

O prefeito disse ainda que as críticas devem continuar surgindo, mas que os problemas apontados serão resolvidos gradativamente.

“Daqui a pouco ela vai reclamar de outra coisa, porque isso daí nós vamos corrigir também”, declarou.

Por fim, Abílio ironizou a motivação da vereadora ao questionar se o incômodo seria provocado pela redução no número de pessoas que iam às UPAs apenas em busca de atestados médicos.

“Acho que ela está reclamando porque as pessoas não estão indo mais nas UPAs para pegar atestado. Não sei que lado ela está se posicionando”, afirmou.