Política
Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por plano de golpe
Início será em regime fechado; ex-presidente também foi condenado a 124 dias multa, no valor de dois salários mínimos o dia

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão, com início em regime fechado.
O ministro relator, Alexandre de Moraes, votou pela pena, considerando o agravamento de liderar de organização criminosa e atenuantes, em todos os crimes, em razão da idade avançada do ex-presidente.
Ele foi acompanhado por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux, por ter votado pela absolvição de Bolsonaro, decidiu não participar da definição de pena.
Além da prisão, Bolsonaro também foi condenado a 124 dias multa, no valor de dois salários mínimos o dia.
De início, Moraes sugeriu apenas um salário mínimo, mas o valor foi aumentado por sugestão de Dino, que ressaltou o alto poder aquisitivo do ex-presidente.
Leia também
JULGAMENTO DE BOLSONARO Veja Vídeo: Saiba como foi o 3º dia de julgamento de Bolsonaro pelo plano de golpe JULGAMENTO DE BOLSONARO Veja Vídeo AO VIVO: Fux é o terceiro a votar em nova sessão de julgamento de Bolsonaro JULGAMENTO DE BOLSONARO Condenação de Bolsonaro 'é vista como fato consumado', diz Guardian JULGAMENTO DE BOLSONARO Fux vota para anular julgamento de Bolsonaro no STF; o que acontece agora? JULGAMENTO DE BOLSONARO Voto de Fux abre caminho para defesa de Bolsonaro anular processo? JULGAMENTO DE BOLSONARO AO VIVO: STF retoma julgamento de Bolsonaro após intervalo; Fux prossegue voto JULGAMENTO DE BOLSONARO Traduzindo o julgamento: o que é o 'data dump', citado por Fux para discordar de Moraes e Dino sobre a violação à ampla defesa? JULGAMENTO DE BOLSONARO Fux vota para absolver Bolsonaro de todos os crimes; placar no STF é de 2 a 1 pela condenação JULGAMENTO DE BOLSONARO STF tem maioria para condenar Mauro Cid por tentativa de abolição do Estado democrático de direito JULGAMENTO DE BOLSONARO ASSISTA AO VIVO: STF retoma julgamento de Bolsonaro com voto de Cármen Lúcia JULGAMENTO DE BOLSONARO Bolsonaro aparece na garagem de casa poucas horas antes de julgamento ser retomado no STF JULGAMENTO DE BOLSONARO Traduzindo o julgamento: o voto do ministro Luiz Fux, suas metáforas e referênciasCondenação
Por maioria de votos, Bolsonaro se tornou o primeiro presidente do Brasil a ser condenado por golpe de Estado.
O relator, ministro Alexandre de Moraes, foi acompanhando por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux votou pela absolvição. O placar final foi de 4 a 1.
Ele foi condenado pelos seguintes crimes:
- organização criminosa armada;
- tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado pela violência e ameaça grave (com exceção de Ramagem); e
- deterioração de patrimônio tombado (também com exceção de Ramagem).
Mesmo com a definição da pena, ainda cabe recurso da decisão, o que significa que Bolsonaro e os outros réus não serão presos de imediato.
No Brasil, as penas só podem ser executadas depois que o caso transita em julgado, ou seja, depois que acabam todas as possibilidades de recurso.