Política

OABMT emite nota de repúdio contra Governo ao afirmar dificuldades em combater o crime organizado

A instituição reafirma que eventuais condutas individuais, quando verificadas, são apuradas de forma rigorosa pela Ordem, que não tolera desvios ético-disciplinares

DA ASSESSORIA 28/11/2025
OABMT emite nota de repúdio contra Governo ao afirmar dificuldades em combater o crime organizado
A OAB-MT repudia as declarações e reafirma seu compromisso permanente com a legalidade, com a ética profissional, com o aprimoramento do sistema de Justiça | Arquivo Página 12

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) por intermédio de seu Conselho Seccional, sua Diretoria e o Colégio de Presidentes de Subseções, manifesta repúdio às declarações recentemente proferidas pelo Governador do Estado ao afirmar que dificuldades em combater o crime organizado estejam relacionadas a “advogados tentando entrar com drogas e celular em presídios”.

A OAB-MT esclarece que generalizações como esta não contribuem para o enfrentamento qualificado da criminalidade e representam indevida tentativa de associar a advocacia a práticas ilícitas. A instituição reafirma que eventuais condutas individuais, quando verificadas, são apuradas de forma rigorosa pela Ordem, que não tolera desvios ético-disciplinares.

A advocacia exerce função essencial à administração da Justiça, conforme estabelece o artigo 133 da Constituição Federal. Resguardar o exercício profissional, com independência e respeito, é condição indispensável para a preservação das garantias fundamentais e do próprio Estado Democrático de Direito.

Declarações que põem sob suspeita toda uma classe, composta por mais de 37 mil profissionais em mato Grosso que diariamente atuam para assegurar direitos, mediar conflitos e fortalecer a democracia, fragilizam o diálogo republicano e não se coadunam com a responsabilidade institucional exigida de agentes públicos.

A OAB-MT repudia as declarações e reafirma seu compromisso permanente com a legalidade, com a ética profissional, com o aprimoramento do sistema de Justiça e com a defesa intransigente da dignidade da advocacia mato-grossense.