Mundo
China e Rússia fazem manobras militares conjuntas sobre o Mar do Japão
Aviões dos dois países sobrevoaram a região, que abrange as costas do Japão e da Coreia do Sul, e onde os Estados também têm realizado exercícios militares. Moscou alegou não ter infringido nenhuma lei internacional

Aviões militares dos dois países sobrevoaram juntos o Mar do Japão e o Mar da China Oriental, disse a mídia estatal russa. As manobras tinham por objetivo patrulhar a região, onde os Estados Unidos têm realizado exercícios conjuntos com a Coreia do Sul nos últimos meses.
O Ministério da Defesa russo afirmou que as aeronaves não violaram nenhuma lei internacional e nem invadiram o espaço aéreo do Japão ou de qualquer outro país.
O Mar do Japão abrange as costas das Coreia do Sul e do Norte e do Japão, além de parte da ponta sudeste da Rússia. Já o Mar da China Oriental é costeado pelas ilhas do sul do Japão e da Coreia do Sul, por parte de Taiwan e do extremo leste da China.
Até a última atualização desta notícia, os dois países ainda não haviam especificado em que trechos ocorreram os sobrevoos, nem quantos aviões fizeram o sobrevoo e que tipo de aeronave eram.
Os sobrevoos, ainda segundo o Ministério da Defesa russo, são parte de um "plano de cooperação militar anual" - em agosto, a China enviou tropas à Rússia para exercícios terrestres conjuntos. Mas as ações acontecem no momento em que Estados Unidos também realizam uma série de manobras na região em conjunto com a Coreia do Sul.