Mundo
Ucrânia, antes e depois, em fotografias, de um país devastado pela guerra
A partir de fotografias verificadas e geolocalizadas pelo EL PAÍS, comparamos como eram alguns dos prédios, casas, escolas e hospitais que foram atacados pela Rússia

Depois de mais de duas semanas de guerra, a Ucrânia é um país totalmente diferente daquele onde “quase tudo foi celebrado”, como conta nossa colega Margaryta Yakovenko neste podcast em que narra como era a vida dos ucranianos antes das bombas. O estado das casas, das estradas, dos hospitais ou das escolas revelam o quão destrutiva está sendo a invasão russa em todo o território. Através de fotografias verificadas e geolocalizadas pelo EL PAÍS mostramos o antes e o depois.
Bairro residencial Irpin
No início de março, a cidade de Irpin, a cerca de 25 quilômetros da capital ucraniana, Kiev, foi alvo de bombardeios russos. Entre os muitos edifícios danificados pelos ataques, destacam-se blocos de edifícios residenciais. Na imagem, você pode ver os estragos das bombas em um bloco de apartamentos que caiu em 3 de março.


Edifício residencial Borondianka
Um ataque russo no início de março destruiu a metade central de um bloco habitacional em Borondianka, na região de Kiev. Em frente está um busto de Taras Shevchenko, um dos escritores mais famosos da Ucrânia e um símbolo nacional.


Zona residencial de Mariupol
Nestas fotografias de satélite distribuídas em 9 de março pela Maxar, podem ser vistas casas arrasadas na cidade de Mariupol, uma das mais afetadas. Algumas das imagens mais chocantes da invasão russa foram, precisamente, aquelas deixadas pelo ataque a um hospital materno-infantil naquela cidade .


Faculdade de Economia da Universidade Karmazin, em Kharkov
Após os ataques que Kharkov sofreu durante a primeira semana de março, muitos lugares emblemáticos da cidade foram danificados, incluindo a Faculdade de Economia da Universidade Karmazin, que na imagem podemos ver em chamas.


Edifício da administração regional de Kharkiv
Em 1º de março, os ataques russos atingiram uma das praças mais animadas da cidade de Kharkov, a da Liberdade, cercada por escritórios e bares. Na foto você pode ver o prédio da administração regional.


Praça da Liberdade em Kharkiv
O centro de Kharkov , incluindo os veículos que nele se encontravam, como o que se vê na imagem seguinte, foram reduzidos a escombros durante os ataques russos à segunda maior cidade do país.


Escola Kharkov Nº 134
As bombas que caíram em Kharkov no final de fevereiro atingiram a escola especializada número 134 , localizada muito perto do centro da cidade. As imagens disponíveis no Google Street View para ver como era o local datam de junho de 2015, razão pela qual alguns detalhes da fachada, como a sinalização, não são idênticos à imagem atual.


Hospital de Izium
Em Izium, na região de Kharkov, um hospital foi destruído em 8 de março após um ataque russo. A vice-ministra das Relações Exteriores da Ucrânia, Emine Dzheppar, garantiu em suas redes sociais que o hospital estava funcionando nos dias anteriores tratando os feridos.


Escola em Zithomir
Em 4 de março, uma das escolas em Zithomir, a 150 quilômetros de Kiev, foi destruída após um ataque russo. As placas com o nome e o número da escola, 25, não coincidem porque as imagens do Google Street View são de 2018.

