Mundo

Ucrânia, antes e depois, em fotografias, de um país devastado pela guerra

A partir de fotografias verificadas e geolocalizadas pelo EL PAÍS, comparamos como eram alguns dos prédios, casas, escolas e hospitais que foram atacados pela Rússia

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM EL PAÍS 12/03/2022
Ucrânia, antes e depois, em fotografias, de um país devastado pela guerra
Foto: El País

Depois de mais de duas semanas de guerra, a Ucrânia é um país totalmente diferente daquele onde “quase tudo foi celebrado”, como conta nossa colega Margaryta Yakovenko neste podcast em que narra como era a vida dos ucranianos antes das bombas. O estado das casas, das estradas, dos hospitais ou das escolas revelam o quão destrutiva está sendo a invasão russa em todo o território. Através de fotografias verificadas e geolocalizadas pelo EL PAÍS mostramos o antes e o depois.

Bairro residencial Irpin

No início de março, a cidade de Irpin, a cerca de 25 quilômetros da capital ucraniana, Kiev, foi alvo de bombardeios russos. Entre os muitos edifícios danificados pelos ataques, destacam-se blocos de edifícios residenciais. Na imagem, você pode ver os estragos das bombas em um bloco de apartamentos que caiu em 3 de março.

img-antesimg-after
Bairro residencial IrpinGOOGLE STREET VIEW/REUTERS

Edifício residencial Borondianka

Um ataque russo no início de março destruiu a metade central de um bloco habitacional em Borondianka, na região de Kiev. Em frente está um busto de Taras Shevchenko, um dos escritores mais famosos da Ucrânia e um símbolo nacional.

img-antesimg-after
Edifício residencial BorondiankaGOOGLE STREET VIEW/REUTERS

Zona residencial de Mariupol

Nestas fotografias de satélite distribuídas em 9 de março pela Maxar, podem ser vistas casas arrasadas na cidade de Mariupol, uma das mais afetadas. Algumas das imagens mais chocantes da invasão russa foram, precisamente, aquelas deixadas pelo ataque a um hospital materno-infantil naquela cidade .

img-antesimg-after
Zona residencial de MariupolMAXAR

Faculdade de Economia da Universidade Karmazin, em Kharkov

Após os ataques que Kharkov sofreu durante a primeira semana de março, muitos lugares emblemáticos da cidade foram danificados, incluindo a Faculdade de Economia da Universidade Karmazin, que na imagem podemos ver em chamas.

img-antesimg-after
Faculdade de Economia da Universidade Karmazin (Kharkov)GOOGLE STREET VIEW/AFP

Edifício da administração regional de Kharkiv

Em 1º de março, os ataques russos atingiram uma das praças mais animadas da cidade de Kharkov, a da Liberdade, cercada por escritórios e bares. Na foto você pode ver o prédio da administração regional.

img-antesimg-after
Edifício da administração regional de KharkivGOOGLE STREET VIEW/AFP

Praça da Liberdade em Kharkiv

O centro de Kharkov , incluindo os veículos que nele se encontravam, como o que se vê na imagem seguinte, foram reduzidos a escombros durante os ataques russos à segunda maior cidade do país.

img-antesimg-after
Praça da Liberdade (Kharkov)GOOGLE STREET VIEW/AFP

Escola Kharkov Nº 134

As bombas que caíram em Kharkov no final de fevereiro atingiram a escola especializada número 134 , localizada muito perto do centro da cidade. As imagens disponíveis no Google Street View para ver como era o local datam de junho de 2015, razão pela qual alguns detalhes da fachada, como a sinalização, não são idênticos à imagem atual.

img-antesimg-after
Colégio Especializado 134 (Kharkov)GOOGLE STREET VIEW/AFP

Hospital de Izium

Em Izium, na região de Kharkov, um hospital foi destruído em 8 de março após um ataque russo. A vice-ministra das Relações Exteriores da Ucrânia, Emine Dzheppar, garantiu em suas redes sociais que o hospital estava funcionando nos dias anteriores tratando os feridos.

img-antesimg-after
Hospital de IziumGOOGLE STREET VIEW/REUTERS

Escola em Zithomir

Em 4 de março, uma das escolas em Zithomir, a 150 quilômetros de Kiev, foi destruída após um ataque russo. As placas com o nome e o número da escola, 25, não coincidem porque as imagens do Google Street View são de 2018.

img-antesimg-after
Escola Zithomir Número 25GOOGLE STREET VIEW/NEXTA