Em nota encaminhado ao Página 12, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia(CBO), a Sociedade Brasileira de Oftalmologia(SOB), e a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa(BRASCRS) prestaram solidariedade aos médicos oftalmologistas que foram vítimas do ‘calote’ protagonizado pela empresa HV nas aquisições de aparelhos oftalmológicos e causar prejuízos em mais de R$ 8 milhões a centenas de médicos de diversos restados brasileiro.
Segundo a nota, as associações não puderam identificar as intenções criminosas nem tão pouco as fraudes em andamento pois a empresa HV, de propriedade do empresário paulistano, Newton Martins, para participar dos eventos médicos, apresentava as documentações regulares.
Ainda na nota, as entidades – afirmam – que além dos médicos, elas também foram vítimas do golpe praticado pela empresa HV. Newton Martins pedia que os médicos fizessem transferências bancárias, PIX, depósitos em conta e/ou pagamentos de boletos, com objetivo em entregar equipamentos oftalmológicos, mas, nunca entregou nenhum.
Veja a Nota em Conjunto das Entidades dos Médicos
O CBO, a SBO, a BRASCRS e todas as demais associações de oftalmologistas não permitiram a presença desde quando esses fatos vieram à tona.
Assim como os médicos e clínicas, as associações não puderam identificar as intenções criminosas nem tão pouco as fraudes em andamento, enquanto eles mantiveram suas documentações regulares, conforme exigência da lei e dos eventos médicos.
Assim como os médicos, nenhuma associação médica conseguiu premeditar a intenção maliciosa destas pessoas. A empresa HV manteve-se com alta credibilidade no mercado, por muitos anos.
Somos todos vítimas do mesmo golpe.