Brasil

Quase metade das cidades gaúchas ainda tem problemas com energia, diz Aneel

161 mil pessoas seguem sem energia no Rio Grande do Sul; cidade de Canoas (RS) é a mais atingida

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 22/05/2024
Quase metade das cidades gaúchas ainda tem problemas com energia, diz Aneel
Subestação Nova Santa Rita, que deixou fora de operação 16 importantes linhas de transmissão, segue desligada | SE/ Aneel

Após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, cerca de 161 mil clientes estão sem fornecimento de energia, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta quarta-feira (22).

Em meio às inundações, 237 cidades gaúchas ainda têm o fornecimento de energia elétrica impactado, até esta terça-feira (21) — ou seja, 47% dos municípios. Canoas (RS) é o município mais afetado, com quase 50 mil pessoas sem luz, seguido por Porto Alegre (RS), São Leopoldo (RS) e Eldorado do Sul (RS). Veja a lista das 15 cidades mais atingidas e o número de clientes ainda sem energia:

  • Canoas: 49.834
  • Porto Alegre: 46.201
  • São Leopoldo: 23.559
  • Eldorado do Sul: 8.714
  • Pelotas: 3.934
  • Cachoeira do Sul: 2.823
  • Novo Hamburgo: 2.638
  • Guaíba: 2217
  • Rio Grande: 2214
  • Alvorada: 2166
  • Cachoeirinha: 1807
  • Camaquã: 1581
  • Cruzeiro do Sul: 774
  • Lajeado: 773
  • Venâncio Aires: 743

A agência informa que a subestação Nova Santa Rita, que deixou fora de operação 16 importantes linhas de transmissão, segue desligada. O desligamento fragiliza a conexão entre os sistemas de transmissão e deixa os sistemas remanescentes sobrecarregados: o risco é de cortes de cargas, segundo a Aneel.

Há pouco mais de duas semanas, 470 mil clientes estavam com os serviços interrompidos no estado, segundo os dados da agência divulgados no dia 5 deste mês. A Rio Grande Energia (RGE) tem o maior número de clientes impactados. Veja o impacto nas redes de distribuição de energia elétrica nesta quarta-feira (22):

  • RGE: 89,5 mil clientes interrompidos (3% dos clientes)
  • CEEE Equatorial: 71 mil clientes interrompidos (4% dos clientes)
  • CERTEL: 50 clientes interrompidos (0,1% dos clientes)
  • CERTAJA: 884 clientes interrompidos (3,3% dos clientes)