Brasil

Servidores ambientais decidem fazer paralisação geral no dia do meio ambiente

Servidores tinham suspendido as atividades de campo, o que tem atrasado diversos licenciamentos de grandes obras no país

PEDRO RIBEIRO/DA EDITORIA/COM CNN 31/05/2024
Servidores ambientais decidem fazer paralisação geral no dia do meio ambiente
Servidores ambientais decidem fazer paralisação geral no dia do meio ambiente | CNN

Os servidores das áreas ambientais do governo federal decidiram fazer uma paralisação geral no dia 5 de junho, data em que é comemorada o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A decisão veio após uma série de assembleias regionais da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), que lidera há seis meses o movimento por uma reestruturação na carreira.

Até agora, os servidores tinham suspendido as atividades de campo, o que, como mostrou a CNN, tem atrasado diversos licenciamentos de grandes obras no país.

Uma carta assinada pelo presidente da Ascema foi encaminhada, na noite desta sexta-feira (31), à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; ao Presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires; e ao Diretor-Geral do Serviço Florestal Brasileiro, Garo Joseph Batmanian.

Nela, ele diz que “na primeira semana de junho completam-se seis meses de mobilização das servidoras e servidores do MMA, Ibama, ICMBio e SFB pela reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente – CEMA e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama – PECMA”, e que “embora as negociações com o Governo Federal tenham se iniciado em outubro passado, até o momento muito pouco se avançou para que um acordo favorável aos trabalhadores da área ambiental federal fosse firmado”.

Na sequência, afirma que na próxima semana será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e que “diversos eventos estão previstos para ocorrer ao longo da próxima semana e nós, servidoras e servidores dos órgãos ambientais federais não poderíamos ficar de fora”.

“Infelizmente, o aparente desinteresse do Governo Federal em realizar a justa e devida reestruturação da Carreira e do PECMA não nos traz motivos para celebração. Portanto, frente a necessidade de seguirmos mobilizados e pressionando para que tenhamos o reconhecimento do governo, as servidoras e servidores ambientais federais de todo o país se unirão em uma paralisação nacional no próximo dia 5/6/2024, quando serão realizados atos em todos os estados e no Distrito Federal em prol da reestruturação da Carreira e do PECMA”, diz a carta.

Ao final, os servidores pedem apoio a causa.

“Convidamos a senhora Ministra, os Presidentes do Ibama e do ICMBio, bem como o Diretor-Geral do SFB, a nos apoiar nesta causa. Solicitamos que incluam em seus discursos e pronunciamentos oficiais o reconhecimento da importância das trabalhadoras e dos trabalhadores na proteção ambiental, assim como a necessidade de reestruturação, valorização e realização de concursos para a Carreira. Durante esta semana, todas as atenções estarão voltadas para o Meio Ambiente, e é fundamental destacar o papel crucial desempenhado por esses profissionais”, diz.