O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) entregou nesta sexta-feira, 2 de agosto, 74 títulos definitivos para moradores do Bairro Sebastião Dias, no município de Guiratinga (328 km ao Sul). A titulação possibilitou que moradores que esperam há mais de 15 anos tenham em mãos o documento de propriedade da sua casa.
A cerimônia aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes, Dedé Antunes, como parte da programação do aniversário de 86 Anos de Emancipação Política da cidade.
De acordo com o presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros, a regularização fundiária é um passo importante para fomentar o desenvolvimento dos municípios. Até o final do ano, mais dois bairros de Guiratinga serão contemplados com a titulação definitiva de 110 imóveis.
“No momento da entrega, todos os títulos já estarão registrados em cartório. O cidadão vai ter o imóvel a sua disposição, com segurança jurídica. Será um patrimônio que ele poderá usufruir com sua família. O Intermat está levando esse trabalho para todo o estado com a previsão de regularização de cerca de 43 mil casas só da antiga Cohab”, explica o presidente.
Ele ressaltou ainda o trabalho técnico desempenhado pela equipe do Instituto, responsável por todo o levantamento e cadastro que culminam na titulação com interesse social.
Para o prefeito de Guiratinga, Humberto Domingues, a finalização destes processos de regularização foi um passo importante para levar a dignidade para as famílias que moram na região. “A população espera há 15 anos por este documento, e agora, eles são donos de direito. Sem dúvidas mudou a vida dessas famílias”, afirma.
Regularização urbana
Em todo o estado, mais de 43 mil imóveis urbanos que fazem parte dos processos da extinta Companhia de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso (Cohab-MT) devem ser regularizados pelo Intermat.
Deste total, cerca de 25 mil casas estão localizadas em Cuiabá e abrangem 38 bairros, e cerca de 5 mil em 14 bairros de Várzea Grande. A Cohab MT foi criada em 1966 com o propósito de construir casas para famílias carentes, de baixa renda e foi extinta em 1996.